1144x150 %284%29

ESPORTES

Toledo ganha novo espaço público para o esporte

“Isso é o futuro, a alegria, a prática esportiva, a distância da droga, a cidadania”, classificou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, referindo-se ao Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, entregue oficialmente no sábado, 27.

29/08/2011 - 14:21


O novo ginásio, ao lado da piscina olímpica, integrando o Complexo Esportivo 14 de Dezembro, vai atender as modalidades de ginástica rítmica, artes marciais e tênis de mesa. No local serão realizados treinamentos de equipes de rendimento e também escolinhas esportivas. Com de 1.475 metros quadrados e investimentos de quase R$ 2 milhões o novo ginásio torna-se um espaço digno de grandes metrópoles e capitais brasileiras, dando condições aos atletas de se preparar e bem representar o município em competições nacionais e internacionais.
Para o prefeito, o novo espaço melhora ainda mais as condições do município para candidatar-se como sede para aclimatação de outras equipes para as Olimpíadas de 2016. “Não temos dúvida de que vamos receber equipes olímpicas para aclimatação para os Jogos Olímpicos. Temos um complexo preparado e em condições para atender as equipes. Já estamos trabalhando para que o próximo prefeito, no seu último ano de governo, receba estas equipes”, disse Schiavinato, destacando a importância dos investimentos que estavam sendo entregues e a homenagem prestada ao ex-prefeito Arnoldo Bohnen, que empresa seu nome ao complexo. Na oportunidade ele anunciou também novos investimentos esportivos, como uma nova quadra de futebol de campo, com grama sintética.
Para o secretário estadual de Esportes, Evandro Roman, que prestigiou a inauguração ao lado da presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Vicélia Florenzano, e do presidente da Federação Paranaense de Tênis de Mesa, Edson Marroque, o município de Toledo está no caminho certo ao fazer estes investimentos. “O Centro Olímpico demonstra uma tendência atual de investir nos esportes individuais. Uma medalha coletiva tem o mesmo peso que uma individual em uma Olimpíada. Toledo, assim como a Secretaria Estadual de Esportes, o Comitê Olímpico Brasileiro está entendo este processo e investindo no esporte individual”, disse o secretário, elogiando o novo espaço. “É um ginásio moderno, bonito e público, que irá atender toda a população, sem restrições”. Para ele, este é o primeiro de outros investimentos que deverão ser feitos pelo município para a manutenção do espaço e realização de treinamentos.
O secretário anunciou na oportunidade novos investimentos no programa Bolsa Atleta, que visa evitar a evasão de desportistas para outros estados. O programa atendeu neste ano 250 atletas e deverá ser ampliado no próximo ano, com mais cerca de 150 a 200 unidades para desportistas na faixa dos 11 aos 18 anos. O Bolsa Atleta concede um incentivo aos desportistas para continuar treinando e foi avaliado como extremamente positivo pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Mauro Maiorki. “Quando tem uma idade, o atleta precisa deixar de treinar para trabalhar. Com o Bolsa Atleta ele pode continuar dedicando-se ao esporte”, afirmou ele, ressaltando a importância do projeto, que contempla em Toledo 8 desportistas.
A solenidade também foi prestigiada por familiares de Arnoldo Bohnen, que agradeceram emocionados a homenagem. Acompanharam a cerimônia a viúva de Arnoldo, falecido no último dia 14 de julho, Melita Bohnen, e as filhas do casal Estela, Alice, Josélia e Neusa, entre outros familiares. Em nome da família, Alice Bohnen relembrou algumas das principais características do pai, sua dedicação à família, aos estudos e à comunidade, além de agradecer à administração municipal pelo reconhecimento e indicação do nome do pai, que ficará eternizado no centro esportivo. “Recebemos com muita emoção esta homenagem e que a memória do nosso pai sirva de exemplo de dedicação, de persistência e confiança às crianças, jovens e adultos que utilizarem este espaço”, finalizou ela.
Também prestigiaram a entrega do Centro Olímpico a atleta Nicole Müller, três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, integrante da seleção olímpica de conjunto de GR da China, o vereador Leoclides Bisognin, entre outras lideranças, além de atletas de GR, tênis de mesa, capoeira, karatê, judô e natação e seus familiares. Após a inauguração a equipe de GR da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi fez uma apresentação especial, com séries de competições e outras especialmente preparadas para o evento.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29