1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

OsterToledo conta com a colaboração de padarias e restaurantes para arrecadar casquinhas de ovos

Para a preparação da Osterbaum organizadores pretendem arrecadar 30 mil casquinhas de ovos
23/02/2024 - 20:34
Por Assessoria


Com a finalidade de reforçar e valorizar as tradições celebradas na Páscoa, a 2ª edição da OsterToledo será realizada dia 24 de março, das 9h às 18h, na Praça da Cultura.   A festa é idealizada e organizada por Matilde Haus, com apoio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico. 

A OsterToledo que teve a primeira edição em 2023, para este ano, projeta a utilização de 30 mil casquinhas de ovos para a preparação da Osterbaum, árvore de galhos secos, que tem como símbolo a frieza e tristeza da morte de Jesus Cristo.

As padarias e restaurantes de Toledo estão colaborando para arrecadar as casquinhas de ovos, e também a Cozinha Social. 

- Panificadora La Salle;

- Panificadora Expresso;

- Panificadora da Ação Social;

- Padaria de Dez de Maio;

- Restaurante Filezão;

- Restaurante Chinatown;

- Restaurante Jhonys; 

- Plutão Lanches;

- Maria Benedita Pães de Queijo e Café.

 

A idealizadora da festa, Sirlei Jaiana Kleinübing, disse que para preparar a Osterbaum, eles estão buscando uma árvore, ‘não viva’, seca, para levar até a Praça da Cultura. “Esse não é um trabalho simples. Mas no ano passado encontramos a árvore na Linha Floriano e para este ano já temos uma opção. A árvore colocada iniciamos o processo de decoração. Para a decoração iremos utilizar cerca de 30 mil casquinhas de ovos, lindamente pintadas, e com a ajuda de muitos voluntários, claro”, explica Sirlei Jaiana. Em 2023 foram utilizadas 20 mil casquinhas de ovos.

O processo de montagem da árvore leva aproximadamente três dias, também com a ajuda de voluntários. As casquinhas de ovos coloridos trazem a alegria da vida e representam o momento da ressurreição. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece.  Dentro do ovo está a vida.

20 DE MARÇO - “Ainda estamos na fase de busca pelas casquinhas, e contamos com a colaboração das padarias, restaurantes, hotéis, enfim, pedimos a mobilização da comunidade para conseguirmos as 30 mil casquinhas necessárias. Vamos receber as casquinhas até o dia 20 de março”, reforça Sirlei Jaiana. As casquinhas devem ser higienizadas e entregues nos pontos de coleta. Um dos pontos de entrega é a Matilde Haus, Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 2.284 B, Jardim La Salle. Em horário comercial.

O engenheiro florestal, Paulo Jorge Silva de Oliveira, que está contribuindo voluntariamente para coletar as casquinhas de ovos, disse que os interessados podem entrar em contato com ele por meio do WhatsApp: (45) 99923 - 9333. “Estamos realizando uma campanha com as panificadoras, confeitarias e restaurantes. Quem quiser colaborar também, nós buscamos as casquinhas na casa da pessoa”.  

 

TRADIÇÃO - Sirlei Jaiana conta que na sua família sempre foi feita casquinhas coloridas no tempo da Páscoa. “A OsterToledo surgiu da necessidade que eu senti de resgatar essa tradição. Minha família sempre fez as casquinhas coloridas com amendoim, e esse sempre foi meu presente de Páscoa, e hoje é o que minha mãe prepara para os netos. Mas eu sentia falta da Osterbaum espalhada pela cidade de Toledo, uma cidade com forte colonização alemã. Conversando com o Paulo Jorge e a Rosani falei desse meu sentimento e a partir daí surgiu a primeira OsterToledo”. 

Para Sirlei, uma das datas mais importantes do calendário cristão, a Páscoa, celebra a ressurreição de Jesus. Que é um momento onde as pessoas ficam mais reflexivas em busca de renovação e cultivam sentimentos positivos, por exemplo; esperança e solidariedade. “Trata-se de um daqueles momentos perfeitos para as famílias e os amigos se reunirem para celebrar a vida e compartilhar. Neste ano, queremos convidar a comunidade para lembrar dos povos que estão chegando no Brasil hoje, assim, como os povos que chegaram há muito tempo, talvez com desafios muito parecidos. Que esta festa da cultura alemã e ucraniana nos faça valorizar as muitas outras culturas, tão importantes para o Brasil”, enfatiza Sirlei Kleinübing.

PARTICIPAÇÕES - A 2ª OsterToledo terá as participações de empresas locais: - Oesteline; - Matilde Haus; - Chocolates Roma. O Interact Clube Toledo Integração vai auxiliar em diversas atividades, principalmente na oficina de pintura facial. A Cooperativa de Artesões de Toledo (Cooarte) estará no evento com aproximadamente 30 artesãos.

Apoio: 

- Secretaria Municipal de Cultura;

- Secretaria Municipal do Agronegócio; 

- Secretaria de Infraestrutura Estrutura Urbana e Rural;

- Secretaria de Esportes e Lazer;

- Secretaria Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico;

- Secretaria da Segurança e Mobilidade Urbana;

- Cozinha Social.

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29