1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Seminário Estadual Atleta do Futuro ODM acontece nesta quinta-feira

Acontece durante esta quinta-feira (1º), em Curitiba, o Seminário Estadual Atleta do Futuro e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-PR). Ações realizadas em Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Terra Roxa e Ouro Verde do Oeste pelo Projeto Atleta do Futuro serão apresentadas no evento, que acontece no Cietep.

30/08/2011 - 11:09


A coordenadora do Atleta do Futuro de Toledo, Nádia Amarante Fuchs, explica que o Seminário Estadual visa apresentar os projetos selecionados nos seminários regionais realizados em julho, quando as unidades de Toledo e Marechal Rondon classificaram os seus entre os oitos do Paraná. Por Rondon será apresentada a 1ª Mostra Igualdade Entre Sexos e Valorização da Mulher; enquanto Toledo apresenta “Atletas no Combate à Dengue” e “Alimentação Saudável”.
Nadia explica que Atleta do Futuro é uma ação que envolve a iniciativa privada, prefeituras e o Sesi, desenvolvendo escolinhas esportivas, mas também foca na promoção da cidadania e ética das crianças e adolescentes participantes.
Os projetos selecionados serão utilizados como modelo para futuras ações sociais no Paraná e com expectativa de serem modelos para os demais Estados brasileiros. Além disso, os trabalhos classificados farão parte do filme Institucional do Sesi Atleta do Futuro do Paraná.
Também foram classificados para serem apresentados em Curitiba projetos de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, São Mateus do Sul e Portão. Outras iniciativas que serão demonstradas através de pôsteres são das unidades de Rio Negro, Telêmaco Borba, Cianorte, Guarapuava, Rio Branco do Sul, Maringá, Campo Largo e Cascavel.

Ações
O projeto “Atletas no combate à dengue” atingiu cerca de 50 mil pessoas dos municípios de Palotina e Toledo. Os alunos do Atleta do Futuro dos dois municípios, que somam 2.500, participaram de ações de conscientização com palestras e panfletagem e ainda se tornaram “fiscais” da sua casa e de seus vizinhos. Com isso, foi possível envolver na ação 12.500 residências. O trabalho, menciona a coordenadora do Atleta do Futuro, é permanente.
Já o projeto Alimentação Saudável está sendo aplicado em Ouro Verde e Terra Roxa, com vistas a promover a educação alimentar dos atletas e seus familiares, que participam de palestras, aconselhamento nutricional e aprendem e saboreiam receitas saudáveis. Todo o trabalho tem acompanhamento de nutricionistas e outros profissionais da saúde, inclusive, a Unimed doou cartilhas sobre alimentação saudável para serem distribuídas entre os participantes.
Em Marechal Cândido Rondon, o Atleta do Futuro promoveu um evento em que a valorização da mulher foi o principal enfoque. A iniciativa reuniu milhares de pessoas em programação realizada no parque de exposições do município. Participaram da iniciativa escolas, entidades e órgãos públicos, com exposições, oficinas, apresentações culturais e palestras.

Sem nome %281144 x 250 px%29