1144x150 %284%29

CULTURA

Cascavel será palco da 7ª edição do Noite de Gala nos dias 1º e 2 de maio

 programa será voltado ao Réquiem, a última obra de Mozart, apresentado por artistas que integram o Membra Vocal e a Orquestra de Câmara de Cascavel, promotores do evento
08/03/2024 - 16:35
Por Assessoria


Cascavel vai sediar, nos dias 1º e 2 de maio de 2024, no Teatro Municipal Sefrin Filho, a 7ª edição do Noite de Gala em duas apresentações às 20h.
O programa será voltado ao Réquiem, a última obra de Mozart, apresentado por artistas que integram o Membra Vocal e a Orquestra de Cãmara de Cascavel, promotores do evento.
Segundo um dos idealizadores do Noite de Gala, o chanceler Jocimar Silva, os espetáculos terão ainda a participação de cantores, músicos e instrumentistas de diferentes orquestras sinfônicas, artistas do Paraguai, de onde virá o coro Espiritu Santu sob a regência do maestro César Azamendiade com 20 vozes que se integrará ao Membra Vocal, artistas argentinos, solistas reconhecidos e que percorrem o mundo levando música, como Michele Coelho, mestre em canto em Veneza, Matheus Bressan que já se apresentou em oito países, o bacharel em Música e cantor lírico Thiago Stopa e a professora Camila Santiago, de Maringá.


Noite de Gala: um espetáculo para democratizar a cultura

O Noite de Gala nasceu com a missão de levar música erudita acessível a todos a partir da criação do coro Membra Vocal no ano de 2013. Quem montou o coro foi Jocimar Silva, referência musical no cenário paranaense e brasileiro, que almejava espaços para que estes artistas participassem de grandes eventos em oportunidades de estarem em teatros em uma noite somente deles. O primeiro Noite de Gala reuniu 287 pessoas no anfiteatro do Centro Cultural Gilberto Mayer em Cascavel. O espetáculo contou com vozes e um piano. A segunda Noite de Gala reuniu 680 pessoas e a partir da terceira edição as vozes passaram a ser acompanhadas por uma orquestra. De lá para cá só cresceu.
“O Noite de Gala conta com um programa todo voltado à música erudita e nesta sétima edição será o Réquiem de Mozart que é a obra mais importante dele, sua última obra, então o nível para apresentação precisa ir além do técnico, de uma boa técnica e uma boa leitura. É uma obra muito difícil tanto para os cantores do coro, quanto para os solistas e aos instrumentistas. Está imperdível, as pessoas vão se emocionar”, reforçou.


Acesso gratuito, mas com doação de alimentos e produtos de higiene


O evento terá acesso gratuito e se pede aos expectadores a doação de alimentos ou produtos de higiene pessoal, principalmente para higiene feminina como absorventes íntimos. As doações serão destinadas a entidades assistenciais de Cascavel.
Apesar do acesso gratuito, os ingressos, por serem limitados diante da capacidade do teatro, devem ser retirados com antecipação a partir da segunda quinzena de abril.
Serão duas apresentações, uma no dia 1º e outra no dia 2 de maio, sempre às 20h e cada uma delas deverá reunir até 620 expectadores em espetáculo com cerca de uma hora de duração.
“A quem nunca participou de um espetáculo com música clássica, erudita, indico que é imperdível. Quem participou terá a oportunidade de ver, mais uma vez, um espetáculo de altíssima qualidade. As pessoas sairão de lá emocionadas diante do nível técnico e do comprometimento dos artistas. É um programa imperdível para a família”, destacou Jocimar Silva ao reforçar que a classificação é livre.
A regência será de um dos maestros de maior relevância no cenário nacional: Israel Menezes. Menezes já regeu orquestras em mais de uma dezena de países com vasta experiência e conhecimento técnico.

Sem nome %281144 x 250 px%29