1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Município de Toledo e Unioeste firmam acordo de cooperação técnica

Documento assinado na manhã desta segunda (18), na sede da Smed, concede 6 bolsas de mestrado e 3 de doutorado para educadores da rede municipal de ensino
18/03/2024 - 22:04
Por Assessoria


A sede da Secretaria da Educação de Toledo (Smed) foi palco, na manhã desta segunda-feira (18), de um avanço significativo para os servidores públicos desta área. Em evento prestigiado por várias autoridades, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2024 entre o Município de Toledo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que prevê – por meio do Programa de Pós-Graduação em História do câmpus Marechal Cândido Rondon da instituição – a concessão de seis bolsas de mestrado e três de doutorado exclusivas para profissionais da rede municipal de ensino.

A mesa de honra do evento contou com a participação do prefeito Beto Lunitti e da secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa. Liderada pelo reitor, Alexandre Webber, a Unioeste foi representada também pelas pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Sanimar Busse) e Extensão (Fabiana Veloso); do diretor do câmpus Marechal Cândido Rondon (Emerson Fey); do diretor do Centro de Ciências Humanas Educação e Letras da Unioeste/Marechal Cândido Rondon (Arestides Pereira da Silva Júnior), do coordenador do curso de Pós-Graduação em História/Mestrado e Doutorado (Marcos Nestor Stein) e do assessor da Reitoria (Victor Hugo Ribas Junior).

Em suas falas, Marcos, Emerson e Alexandre reiteraram o compromisso da Unioeste com o desenvolvimento regional. “Muitos ex-alunos de mestrados e doutorados são hoje professores e pesquisadores em universidades importantes, mas muitos deles estão em salas de aula da educação básica, o que comprova que nosso trabalho reúne condições para termos uma melhoria significativa na qualidade de ensino”, relata o coordenador. “Nossos cursos de pós-graduação têm nota 5 na avaliação do MEC [Ministério da Educação]. Ou seja, temos aqui opções com a mesma qualidade que a oferecida em grandes centros e espero que este acordo seja uma semente sendo lançada agora e que renderá muitos frutos no futuro”, pontua o diretor. “Grande parceiro da nossa instituição, o Município de Toledo é um grande incentivador das políticas públicas em Educação, que entende que o mundo mudou, que são diferentes as habilidades dos alunos de hoje em dia e que estas precisam ser potencializadas”, comenta o reitor.

Segundo a secretária da Educação, o acordo, mais do que uma formalidade, é um compromisso sólido com a excelência educacional e o desenvolvimento contínuo dos professores. “Em nome dos professores da rede municipal, agradeço à Unioeste por mais uma importante parceria. Tenho orgulho de ser egressa do curso de Educação Física desta instituição, exatamente do câmpus Marechal Cândido Rondon e também por ter colocado recentemente Toledo na seleta lista de municípios em que 100% professores que lecionam tal disciplina têm formação superior específica para esta atividade”, comenta. “Este é apenas um entre tantos exemplos dos avanços que esta gestão tem realizado em prol de uma educação de excelência, promovendo o maior investimento em tecnologia e material didático da História de Toledo, oferecendo aos nossos estudantes recursos semelhantes aos existentes na rede particular. Ainda temos muito o que avançar, subimos 50 posições no IPDM [Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal] e estamos em quarto lugar, mas não vamos sossegar enquanto não alcançarmos o primeiro”, garante.

O prefeito pontua que a iniciativa visa não apenas enriquecer as trajetórias pessoais e profissionais dos participantes, mas também elevar a qualidade da educação oferecida às futuras gerações em Toledo. “Quando o Ademar [Dorfschmidt, vice-prefeito] e eu iniciamos esta gestão, em 2021, assumimos o compromisso de transformar de verdade a educação, tirando-a da retórica e colocando-a no dia a dia da administração pública. Toledo trabalha e tem conseguido oferecer, em sua rede municipal, um ensino que encanta, liberta e emancipa, que motiva os alunos a irem para a escola. É só assim, a partir dos territórios, que conseguiremos transformar o Brasil numa nação em sua plenitude”, salienta. “Momentos como os de hoje precisam e merecem ser celebrados, pois estas bolsas de mestrado e doutorado que Toledo está viabilizando é uma experiência que pode servir de referência para outros municípios. Por falar em compartilhar, peço, desde já, aos nossos mestrandos e doutorandos a transmitirem o máximo possível do conteúdo que verem nestas pós aos colegas e técnicos da Smed”, aconselha.

Após a fala das autoridades que compuseram a mesa de honra, foram assinados o termo de cooperação entre Unioeste e Município de Toledo e as matrículas de seis professores da rede municipal em cursos de pós-graduação na universidade. Ainda no letivo de 2024, Ana Paula Santi, Caroline Recalcatti e Francieli Hein Suzin iniciarão o doutorado; da mesma maneira, Fabiana Bedun Sackvil, Michele Magalhães Laverde e Ruan Diego Rodrigues Moreira começarão as atividades no mestrado.

Sem nome %281144 x 250 px%29