1144x150 %284%29

CLIMA

Efeitos do temporal afetam o abastecimento de água em cidades e distritos

O temporal que atingiu as regiões Oeste e Sudoeste do Estado, nesta quinta-feira (21), deixou unidades de produção e distribuição de água sem energia
21/03/2024 - 16:45
Por Utilidade Pública


Por esta razão, o fornecimento de água está comprometido em diversas localidades e cidades nas duas regiões.
 
No Oeste do Estado, as cidades de Boa Vista da Aparecida, Catanduvas, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Matelândia, Santa Lúcia, Ramilândia e Palotina, Terra Roxa, Maripá e Ouro Verde do Oeste apresentam falta de água pela falta de energia.
 
E os distritos de Alto Alegre do Iguaçu (Capitão Leônidas Marques), Barra Bonita e Santo Izidoro (Três Barras do Paraná) Vila Agro Cafeeira (Matelândia), Juvinópolis (Cascavel), Guaporé (Guaraniaçu), Santa Maria (Santa Tereza do Oeste) e Oliveira Castro (Guaíra) estão com o fornecimento de água afetado. A falta de energia atinge também as unidades de produção e distribuição de água dos distritos de Ouro Verde do Piquiri e Penha, no município de Corbélia, Central Santa Cruz, em Cafelândia, Novo Sarandi, em Toledo, Central Santa Cruz, distrito de Cafelândia, e Alto Alegre e Santa Rita do Oeste, em Terra Roxa.
 
Na região Sudoeste estão afetados os sistemas de produção e distribuição de água de Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra.
 
SEM ENERGIA, SEM ÁGUA – Todo maquinário e equipamentos dos sistemas de abastecimento precisam do fornecimento de energia. Em todo o caminho percorrido pela água há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação, e todos esses equipamentos utilizam energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água.
 
Devido ao grande número de ocorrências, não há previsão para o retorno da energia e nem para a normalização no abastecimento de água.
 
Neste momento, é imprescindível a cooperação de todos. A água deve ser priorizada para a alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, lavagens de carros, calçadas e roupas precisam ser postergadas até que a situação volte à normalidade.
 


Sem nome %281144 x 250 px%29