Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

OsterToledo se consolida como uma grande festa do município

A Osterbaum, a árvore de galhos secos, símbolo da frieza e tristeza da morte de Jesus Cristo, ornamentada com casquinhas de ovos coloridos foi a grande atração 
25/03/2024 - 20:28


A grande atração da 2ª edição da OsterToledo realizada nesse domingo, 24, na Praça da Cultura, foi a Osterbaum, a árvore de galhos secos, que tem como símbolo a frieza e tristeza da morte de Jesus Cristo, ornamentada com casquinhas de ovos coloridos. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece.  Dentro do ovo está a vida. 

Durante todo o dia, do belo domingo de sol, as crianças, pais e avós tiraram fotos ao lado do coelhinho e em frente a Osterbaum. “Fiz questão de trazer os meus filhos para prestigiar a festa e tirar fotos ao lado da árvore, que ficou linda”, afirma Marisa Soares, mãe do Pedro (8 anos) e da Cecília (11 anos).

“Gostei muito da árvore, do coelhinho e também de ganhar chocolates do coelho da Páscoa, diz Pedro Soares. 

ESPETÁCULO - A outra grande atração da OsterToledo foram as apresentações culturais. E a promessa de palco o tempo todo com shows se concretizou. Desde a primeira apresentação do Grupo de Danças de Palotina até o CTG Estância da Liberdade, as danças e músicas foram admiradas e aplaudidas pelos presentes na praça. “Eu trouxe até minha cadeira de praia para assistir aos espetáculos. Gostei de todos, principalmente do Coral Encantar, de Novo Sarandi. Teve até violino. Tudo muito bonito”, menciona Alice Zimmer. 

Durante o cerimonial de abertura da OsterToledo, a idealizadora da festa, Sirlei Jaiana Kleinübing, reforçou que em 2024 comemora-se 200 anos da chegada dos povos de língua alemã para o Brasil. “Essa é uma festa da comunidade alemã junto com a comunidade ucraniana, e neste ano ela é muito especial porque comemoramos 200 anos da imigração alemã no Brasil.  E queremos chamar a atenção de uma forma muito especial aos nossos antepassados e da maneira que eles chegaram ao Brasil, não somente os alemães, mas os italianos, ucranianos, e foram condições muito difíceis”, relata Jaiana.  

O prefeito Beto Lunitti, que participou do cerimonial de abertura da festa, disse que a Semana Santa reflete pensamentos para que se possam exercer o conceito pleno do amor que principiam pelo perdão. “Aqui vemos um simbolismo muito forte, que compreende com profundidade o que quer dizer a Osterbaum, realmente pode fazer a diferença para si, a sua família e esse território abençoado que é Toledo”.  

A OsterToledo foi presenteada com um domingo de céu azul e um acalentador sol de outono, o que motivou ainda mais as famílias a participarem da festa. Enquanto os adultos assistiam as apresentações culturais, as crianças aproveitaram para participar de aulas de pintura de casquinhas de ovos, outras preferiram pintar coelhinhos no próprio rostinho. Na praça, a secretaria de Esportes e Lazer montou brinquedos infláveis. “Eu aprendi a pintar as casquinhas de ovos e ainda estive na barraca para desenhar um coelhinho no meu rosto. Eu fiz um pouco de sujeira, mas a minha decoração na casquinha de ovo ficou bonita”, revela Adriana Silveira (9 anos).    

A festa ainda movimentou o setor de artesanato de Toledo. Muitas barracas foram montadas na praça e todos elogiaram a organização do evento e as boas vendas. Mais uma vez a Cooperativa de Artesões de Toledo (Cooarte) participou da OsterToledo. Foi um domingo de diversão, confraternização e belos espetáculos artísticos, sem contar que o evento arrecadou alimentos não perecíveis que serão destinados para as entidades carentes de Toledo.  

Sem nome %281144 x 250 px%29