1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Combate à Dengue: ação conjunta vai vistoriar imóveis fechados

Será realizada vistorias em imóveis em situação de abandono, fechados ou onde foi impedida a entrada dos agentes de combate às endemias (ACE’s). 
03/04/2024 - 15:13
Por Assessoria


A Prefeitura de Toledo vem promovendo diversas ações com o intuito de diminuir os impactos da epidemia de dengue no município. Dentre as iniciativas, uma foi programada para a quinta-feira (04). Em conjunto com a Coordenação da Defesa Civil, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) e o 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o Setor de Controle às Endemias realizará vistorias em imóveis em situação de abandono, fechados ou onde foi impedida a entrada dos agentes de combate às endemias (ACE’s). 

A ação foi uma das propostas apresentadas durante encontro realizado na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito no mês de março. Conforme informações do Departamento de Vigilância em Saúde, a entrada forçada nesses terrenos baldios ou inabitados que tenham mato alto ou denunciados por que tenham possíveis criadouros para o Aedes aegypti é amparada por diversas legislações. “Essa ação foi organizada por conta das dificuldades relatadas pelos agentes em adentrar em alguns imóveis para as vistorias de rotina”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno. 

Ela ainda relatou que o trabalho será com o intuito de vistoriar esses imóveis. “Faremos a entrada nesses locais para que haja fiscalização e se forem encontrados focos, será lavrado o ato infracional. Estamos dando publicidade a essa ação para que as pessoas entendam que o problema é sério. Essa foi uma sugestão que surgiu durante um encontro e foi acatada para que seja mantida a saúde pública”, acrescentou Juliana.  

A intenção é vistoriar 10 imóveis e o trabalho acontecerá somente em locais onde foram esgotadas as tentativas para a entrada. “São endereços onde os ACE’s tentaram realizar o seu trabalho, porém não havia ninguém em casa e mesmo com os avisos não houve retorno ou imóveis desabitados que não localizamos o proprietário ou responsável. São situações pontuais, mas que oferecem riscos para a população”, concluiu. 

Os diversos setores envolvidos se reunirão, às 8h15, no Setor de Combate às Endemias, na Rua Eroni Becker, nº 20, Jardim Concórdia.  

Sem nome %281144 x 250 px%29