Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Força tarefa visita imóveis abandonados e onde moradores não permitiam a entrada dos ACE’s

Foram fiscalizados oito locais, sendo que em dois foram encontrados criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença
04/04/2024 - 17:12
Por Assessoria


A Secretaria de Saúde de Toledo segue com as ações de combate à dengue. Nesta quinta-feira (04), uma força tarefa envolvendo diversos setores da Prefeitura e também a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) adentrou imóveis desabitados, fechados ou não era permitida a entrada dos agentes de combate às endemias (ACE’s). Foram fiscalizados oito locais, sendo que em dois foram encontrados criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

Entre as casas vistoriadas, seis eram abandonadas e duas os moradores não permitiam a entrada dos servidores municipais. “Apesar de termos encontrado larvas em apenas dois imóveis, todos os terrenos tinham inúmeros locais de risco para a dengue. Porém, devido a ausência de chuva nos últimos dias foram identificados poucos pontos com água parada”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno, reforçando que a entrada forçada só ocorreu após diversas tentativas de vistoriar os locais. Os imóveis onde foram localizados criadouros serão notificados. 

Em duas situações, os proprietários não recebiam os ACE’s, entretanto com o apoio das forças de segurança o trabalho pode ser realizado. “Infelizmente ainda encontramos pessoas que oferecem essa resistência. Mas temos leis, tanto federal quanto municipal, que nos amparam, em especial em momentos de epidemia. É preciso que a população compreenda que essa entrada é necessária, pois os agentes têm um olhar bastante apurado para possíveis criadouros”, explicou Juliana. 

A ação foi aprovada pela vizinhança. “Aqui perto temos muita gente que pegou dengue ou está com a doença. Eu mesmo tive e fiquei muito mal, inclusive permaneci internada três dias. Pensei que ia morrer”, disse a aposentada Leoni Bernardi, que mora próximo de um dos locais da ação. “O meu quintal está bem limpo, eu cuido todos os dias. E mesmo assim, se tem uma chuvinha, a gente já corre para ver se não ficou nenhuma água parada”. A moradora do Jardim Parque Verde ainda acrescentou que atende bem aos agentes de endemias e que gosta da visita. “Tem coisas que só eles enxergam e daí já explicam como a gente pode fazer para não ter foco do mosquito no nosso quintal”. 

Além da Secretaria de Saúde e das forças de segurança, a Secretaria do Meio Ambiente e os Departamentos de Jornalismo e Comunicação Social participaram da ação. 

Casos - Na quarta-feira (03) foi confirmado o sétimo óbito por dengue em Toledo. Trata-se de uma pessoa de 80 anos, com comorbidades. O início dos sintomas aconteceu no dia 16 de fevereiro, sendo atendida no dia 17 com internamento na mesma data. O óbito ocorreu no dia 28 do mesmo mês. 

A informação foi repassada pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, durante a ação desta quinta-feira. Sobre os atendimentos, Gabriela disse que os números continuam altos. “As duas unidades de urgência e emergência, a unidade sentinela e as unidades básicas de saúde estão atendendo aproximadamente 900 pessoas por dia. Isso nos preocupa porque ainda não notamos sinais de diminuição destes números”. A secretaria orientou à população a procurar o atendimento logo nos primeiros sintomas. 

Sem nome %281144 x 250 px%29