1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Comitê intersetorial debate ações de combate à dengue em Toledo

Atividades e dados sobre epidemia em nível estadual e local foram apresentados em encontro no Centro Municipal de Controle e Endemias na tarde desta terça (9)
11/04/2024 - 21:06
Por Assessoria


As ações de combate à dengue foram a pauta principal da quarta reunião de 2024 do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo ocorrido na tarde desta terça-feira (9) na sede do Centro Municipal de Controle e Endemias. De acordo com a edição mais recente do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última sexta-feira (5), a doença já fez sete vítimas fatais.

Durante o encontro foram apresentados dados referentes à evolução de casos e notificações (curvas de controle) nas últimas semanas, bem como em relação à quantidade de consultas nos prontos-atendimentos (UPA e PAM), na unidade sentinela da Vila Paulista e nas unidades básicas de saúde do Cosmos, Concórdia e Panorama, que ampliaram seu horário para atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue entre 17h30 e 21h. “Estamos notando uma queda tímida no número de casos e notificações, o que indica uma estabilização. Mas há ainda um volume represado de fichas do mês de março. É algo positivo, mas as coisas não estão suficientemente boas para ficarmos tranquilos”, avalia a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Toledo, Juliana Beux Konno. “Levando em conta as segundas-feiras, dia em que tradicionalmente mais há procura, notamos que a desta semana teve uma leve diminuição. Antes de celebrar este feito, precisamos de mais algumas semanas para confirmar este quadro de estabilização na dengue. Felizmente, temos o Hospital Regional atendendo pacientes ortopédicos, o que permite à UPA atender melhor aqueles que estão com dengue. Sem isso, teríamos sérios problemas”, avalia a secretária da Saúde e presidente do comitê, Gabriela Kucharski.

 

Ações de combate

Logo após, foram mencionadas ações realizadas pela SMS desde a última reunião. Entre elas, as blitze educativa do desafio “Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue” (em parceria com Defesa Civil e Guarda Municipal), encenações da peça “Xô Mosquito” em escolas, participações em eventos comunitários e corporativos, capacitação do programa Agente Mirim para professores da sete escolas particulares, reunião com apoiador do Ministério da Saúde, força tarefa em imóveis abandonados ou com recusa insistente dos moradores, e entrega de certificados do curso técnico “Saúde com Agente” a agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). “Desde janeiro estamos em combate constante à dengue, 24 horas por dia, 7 dias na semana, e neste último mês houve uma intensificação nas ações educativas. Os agentes que fazem o teatro estão com agenda cheia para abril e maio, pois alunos e professores gostaram muito da peça e a mensagem está sendo levada a todos os lares. Da mesma maneira, estamos participando de todos os eventos para os quais somos convidados e temos diversos compromissos em empresas e entidades marcados para as próximas semanas. Quanto à ação integrada, ela nos ajudou a resolver os problemas mais graves, mas fez aumentar o número de denúncias na Ouvidoria de imóveis com focos do Aedes aegypti”, relata Juliana. “Este apoiador do Ministério da Saúde entrou em contato em função do nosso decreto de emergência em saúde pública. Foi, literalmente, uma sabatina. Explicamos a forma como estamos trabalhando e ele ficou satisfeito com o que ouviu e não nos passou nenhuma recomendação específica”, comenta Gabriela.  

Também foram mencionadas ações direta ou indiretamente ligadas ao assunto que ocorrerão em abril: o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, neste sábado (13), que contribui para não sobrecarregar ainda mais o sistema público e privado de saúde; o segundo Levantamento Rápido de Infestação Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024, que se inicia na próxima segunda-feira (15); e a visita, no dia 29, de representantes da DRZ com o intuito de validar o aplicativo que a empresa está desenvolvendo com o objetivo de automatizar o trabalho dos ACEs, que é todo realizado no papel. “Se os testes forem bem-sucedidos, até o fim do ano estaremos utilizando esta plataforma e tendo acesso em tempo real a informações fundamentais para a nossa tomada de decisões”, pontua Gabriela.

Após a fala de Gabriela e Juliana, foi aberta a palavra para os demais presentes. Representada pelo chefe da Divisão em Vigilância em Saúde (Felipe Hofstaetter Zanini) e pelo enfermeiro da Vigilância Epidemiológica (Fábio Molina), a 20ª Regional de Saúde fez uma análise conjuntural da dengue nos 18 municípios da área de abrangência do órgão. 

 

Lixo

Os presentes também manifestaram preocupação sobre o depósito e descarte irregular de lixo. Vice-presidente do comitê, o secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, falou sobre o projeto de coleta agendada em domicílio de resíduos volumosos, implementado pela pasta em fevereiro, bem como a respeito da ampliação, de 104 para 150 contêineres para depósito de material reciclável (amarelinhos) e da da autuação de proprietários de lotes com mato alto, o que se dará sem notificação prévia a partir de 30 de abril, medida justificada pelo decreto de emergência em saúde motivado pela dengue. 

O coordenador da Defesa Civil, Vilson Correa Machado, falou sobre a importância de se denunciar quem estiver descartando lixo de forma inadequada. Quem presenciar esta situação, deve ligar para o 153 na hora para que a Guarda Municipal tenha tempo de fazer o flagrante, ou, ainda, fazer fotos e/ou vídeos que possam comprovar a autoria do ato.

 

Competição saudável

Para quem prefere limpar ao invés de sujar, o Serviço Social do Comércio (Sesc) lançou um jogo que incentiva os participantes a limparem o seu quintal. Basta baixar o aplicativo, clicar no ícone “Combate à dengue”, fazer o registro e enviar fotos que mostrem o antes e o depois da realização do trabalho. “Toda vez que alguém fizer isso, o município ganha um ponto e, ao final deste projeto, as pessoas e os territórios que mais pontuaram receberão troféus e outros prêmios. O legal é que muitas escolas estão usando o app para realizar este trabalho com seus alunos de forma mais lúdica”, comenta a técnica em atividade do Sesc em Toledo, Georgete Zancanaro.

Apresentados estes temas, foram definidos a data, a hora e o local da próxima reunião do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo. Será no dia 7 de maio (terça-feira), às 14h, no Centro Municipal de Controle e Endemias.

Sem nome %281144 x 250 px%29