1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREGO

Conferência de Empregabilidade reúne palestrantes, RHs, convidados e líderes em Marechal Candido Rondon

"O Brasil que estamos construindo precisa de trabalhadores de todo o mundo e isso exigiu mudanças profundas e finos ajustes”, disse Zielasko
09/05/2024 - 17:48
Por Assessoria


“Somos uma oportunidade para o Mundo”. A frase é do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento durante o evento realizado nesta quinta-feira (09) em Marechal Candido Rondon. Quase 200 pessoas acompanharam as palestras e a programação coordenada pela Câmara Técnica de Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento. A conferência foi marcada por sucesso desde o seu lançamento. As vagas se esgotaram em menos de uma semana. 

O coordenador da CT, Sergio Marcucci, apresentou uma detalhada apresentação sobre o perfil da empregabilidade no Oeste. “Foram muitos os parceiros e voluntários que possibilitaram pesquisar mais de duas mil pessoas. Os números são reveladores e possibilitam que com conhecimento e confiança possamos utilizar estratégias mais eficientes na resolução deste desafio”, destacou. 

Representando a FIEP, Flávio Furlan, destacou que importantes iniciativas garantem que o setor produtivo esteja sempre em um movimento de superação e desenvolvimento. “São muitas pessoas empenhadas e instituições que não medem esforços para que possamos construir uma Região forte e com uma representatividade que faz toda a diferença. Eu confio na força destas iniciativas”, afirma Furlan. 

O presidente da Caciopar, o advogado Lucas Eduardo Ghellere, falou sobre a parceria que possibilitou um trabalho mais aprofundado. “Juntos somamos forças para que o tema tenha a importância e o destaque que merece, afinal, nosso desenvolvimento passa pela resolução deste desafio. Um sinal que o Oeste cresce e se destaca em todos os setores”, destaca. 

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento reafirmou a importância do momento e a alegria em compartilhar respostas e informações que até pouco tempo eram desconhecidas. “É impossível chegar a um evento como este e não fazer uma retrospectiva. Ao desejar boas-vindas a todos os nossos parceiros e amigos que compõem essa tão necessária Conferência de Empregabilidade, aproveito para voltar no tempo, quando, em julho de 2022, o Programa Oeste em Desenvolvimento, entre tantas pautas importantes que estava tratando, de forma necessária e corajosa ouviu o setor produtivo e colocou a empregabilidade no centro de suas prioridades. Não foi um exercício fácil ter que olhar para um cenário ainda sem respostas, que só o trabalho dedicado e ouvido atento pode trazer”, destacou Zielasko na abertura do evento. 

O assunto não é novidade dentro do POD e recentemente culminou na formação da Câmara Técnica de Empregabilidade, que coordenou a conferência. “O que tínhamos no primeiro Fórum era uma série de perguntas, necessidades, informações fragmentadas e cada empresa preocupada com seu futuro, que depende diretamente da mão de obra. Saímos daquele primeiro evento com a sensação de que tínhamos um árduo trabalho pela frente, e isso revelou-se verdade. Imediatamente, foi preciso criar um grupo de trabalho que, de forma incansável, mergulhou-se no tema e não descansou até que as primeiras respostas chegassem! Elas ainda não eram a solução que precisávamos, mas apontavam um caminho, desenhavam um cenário com mais de 12 mil vagas em aberto”, revelou o presidente. 

MUDANÇAS – Zielasko conta que foram aproximadamente 365 dias em que a empregabilidade foi tema diário de pesquisas, encontros, reuniões e ações. “As reações também foram muitas: mudanças em leis, entender o que pensava a empresa, o funcionário e também aquelas pessoas que estavam fora do mundo do trabalho. Descobrimos que o Brasil que estamos construindo precisa de trabalhadores de todo o mundo e isso exigiu mudanças profundas e finos ajustes”, lembrou.

O que veio depois, segundo o presidente, foi uma ampla colaboração para que a temática pudesse ser abordada de forma muito estratégica e produtiva. “Entrou em ação um time forte e determinado chamado Recursos Humanos. Não era uma empresa preocupada, mas toda a Região Oeste que, empenhada, procurava proteger sua produção e sua economia, que se traduz em emprego e renda para tantas famílias. No segundo ano, o chão já era mais firme e, com números e dados, era possível pensar em estratégias. Junto com o Oeste, os governos reagiram, as empresas se moldaram e um novo caminho se formou”, de acordo com Rainer Zielasko.

Sobre a evolução das tratativas, Zielasko destacou que algumas decisões foram fundamentais e que entre elas esteve o apoio irrestrito para que o assunto fosse discutido de forma constante e muito dinâmica. “Aquele esforçado Grupo de Trabalho precisou transformar-se em uma robusta Câmara Técnica que hoje, de forma brilhante e muito assertiva, conduz essa Conferência. Trabalho voluntário, especializado e dedicado. A grandeza do que será discutido aqui hoje é compatível com o impacto que terá em nossa sociedade”, disse o presidente sobre o trabalho realizado nos últimos anos.

CENÁRIO – Rainer destacou o árduo trabalho que foi realizado de forma muito competente e organizada. “Levantamos o problema, desenhamos o cenário, pesquisamos as causas e tomamos decisões estratégicas que tornaram o Oeste do Estado referência em Empregabilidade. Bons resultados chegaram, entre eles, o reconhecimento da ONU sobre a contribuição de empresas do Oeste na geração de trabalho e parceiros fortes que tomam a causa ombro a ombro com o POD e juntos avançamos em soluções”, disse em reconhecimento ao trabalho realizado pela CT de Empregabilidade e seus parceiros.

RESULTADOS – Ao final do seu discurso, o presidente comemorou os avanços obtidos. “A Região Oeste é formada pelo cooperativismo e pelo associativismo. Com a empregabilidade não é diferente. Não temos a solução total para a falta de trabalhadores, mas já temos iniciativas consolidadas e com grandes avanços. Por falar em avanços, em 2022 não sabíamos sequer quantas vagas em aberto existiam, hoje estamos aqui reunidos para falar sobre Ambientes Saudáveis e estratégias de trabalho. É a evolução de um tema e uma contribuição para um mundo muito melhor”, finalizou. 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29