1144x150 %284%29

ESPORTES

Enxadrista de Toledo coleciona títulos

Campeão brasileiro e tricampeão paranaense de xadrez. Essas são as principais conquistas do toledano, enxadrista, Jessé Emanuel Lorenzetti. O jovem, aos 12 anos, já coleciona importantes títulos, como o de melhor jogador de xadrez do Brasil, na categoria mirim.

31/08/2011 - 14:58


Incentivado pela família, Jessé recentemente faturou mais um prêmio: ele ficou em primeiro lugar no Campeonato Aberto do Brasil, realizado em Maringá, em agosto. Para sua mãe, Ana Cecília de Almeida, ele é um orgulho para toda família. “Enquanto pudermos incentivá-lo e contribuir para que ele chegue mais longe, estaremos dando todo nosso apoio. Ele tem um grande potencial, desde pequeno desenvolveu o gosto pelo xadrez. Hoje ele é um dos melhores enxadristas do Brasil, na sua categoria”, conta a mãe, orgulhosa.
Jessé pratica xadrez desde os 4 anos de idade, segundo a mãe. O atleta pratica o esporte duas vezes por semana, com aulas orientadas pelo técnico Rogério dos Santos, do Colégio Vicentino Incomar, além dos treinos realizados em casa. O enxadrista conta que começou a jogar xadrez com o irmão mais velho e sua meta é ganhar um campeonato mundial. “Comecei a praticar com quatro anos de idade, quando meu irmão me ensinou o básico e algumas regras. Eu fui pegando gosto e foi aí que comecei a competir e espero ganhar o Campeonato Mundial de Xadrez”.
Sua última participação foi no Campeonato Aberto do Brasil Victor Adamowski, promovido pelo Clube de Xadrez de Maringá, com o apoio da Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar), no final de julho. Na competição, na categoria 12 anos, Jessé faturou o primeiro lugar, recebendo como prêmio R$ 3 mil e troféu.
Sua mãe conta que ele já participou de diversas competições e que tem recebido um forte apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. No entanto, mesmo com o apoio, não são custeadas todas as despesas, principalmente com viagens ao exterior. Recentemente, apesar da vaga, ele não pode participar em função das despesas de viagem e outros.
“Jessé ainda não possui patrocinadores e nós não temos condições financeiras de participar de grandes campeonatos, como o Mundial de Xadrez, onde ele competiria, após ter faturado o Campeonato Brasileiro. Estamos em busca de apoiadores para poder levá-lo em todas as competições, inclusive internacionais”, explica a mãe.
Jessé continuará com os treinos, tanto na escola, quanto em casa, enquanto aguarda uma próxima competição. Ele torce para poder participar e faturar mais um título.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29