Img 3650

EDUCAÇÃO

Seminário discute estratégias de combate as drogas e a violência

Durante todo o dia desta terça-feira (09), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo - em parceria com a Secretaria de Educação e com o apoio dos diretores das escolas estaduais do Município - promove o Seminário Integrado de combate as drogas e a violência. O evento é realizado no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico. O objetivo do seminário é tratar com a rede questões específicas de enfrentamento a violência e as drogas, como, o que compete a cada um da rede e a sensibilização para a necessidade da mediação do coletivo.

06/11/2010 - 07:55


Segundo a coordenadora técnica pedagógica, Iria Schallenberger Kappel, o seminário é uma reivindicação da equipe de trabalho que envolve: Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça, Comad, Patrulha Escolar e os gestores das escolas públicas estaduais na perspectiva de prevenção que são ações, intervenções em combate a droga e a violência nas escolas.

“Temos uma ocorrência com um jovem, o que compete ao gestor da escola, patrulha escolar, conselho tutelar e os demais parceiros. O seminário vai instrumentalizar os gestores e todos os componentes que fazem parte da rede na perspectiva de serem feitos encaminhamentos adequados seja no âmbito da escola ou da comunidade. Do portão para fora da escola são outras responsabilidades e competências”, explica.

Iria acredita que é pelo viés da educação que pode-se contribuir para minimizar os conflitos e tomar atitudes de enfrentamento. “Todos temos que fazer a nossa parte e podemos construir uma sociedade melhor”, salienta.

Programação

A conferência inicia às 8h30 com a fala da especialista Angela Medonça. A palestrante aborda a temática e promove dinâmicas de como deve ser realizado o trabalho em rede com a participação dos gestores e parceiros e, como fazer pontualmente os encaminhamentos, as mediações a quem compete este trabalho.

No período da tarde é realizada uma mesa redonda com a participação da promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Kátia Kruger; Promotor de Justiça, Sandres Sponholz; representante da patrulha escolar, Rafael Geller; representante do Conselho Tutelar, Silvania Dalberto Alves e representante do COMAD, Terezinha Gayardi Magnabosco.

Sem nome %281144 x 250 px%29