1144x150 %284%29

GERAL

Estudantes de Toledo recebem certificado do Proerd

Quase 500 estudantes de seis escolas do município de Toledo participaram na tarde deste sábado (6) da formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Eles receberam das mãos de autoridades militares e políticas os certificados durante uma cerimônia que lotou o Teatro Municipal de Toledo.

06/11/2010 - 13:50


A solenidade contou com a presença do prefeito José Carlos Schiavinato e outras lideranças políticas, autoridades militares, direção das escolas, pais e alunos.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas e tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. A cada semestre é formada uma nova turma.
O momento que mais empolgou a plateia foi quando entrou o mascote do Programa. Um leão que representa a garra e a força que educadores e estudantes têm no momento de enfrentar as drogas e a violência.

A formatura

Nesta etapa receberão os respectivos certificados alunos das escolas municipais Borges de Medeiros (60 estudantes), Anita Garibaldi (107), André Zênere (113), Egon Werner (62), Olivo Beal (87) e Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) (40).

O programa

As atividades nas escolas são realizadas por um policial militar, que ensina técnicas de resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizer não às drogas e à violência.
Durante 17 semanas, crianças dos 9 aos 12 anos de idade, participam de uma aula por semana, ao longo de um semestre letivo. Os instrutores do Proerd, que são policiais militares fardados, contam com o auxílio da cartilha do Proerd, para o repasse das informações, dos professores de classe, os quais divulgam o projeto, e dos pais, incentivando a participação e multiplicando as informações na família.
As lições trabalham questões como autoestima, controle das tensões, civilidade, técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos adolescentes.
Veja vídeo da formatura aqui na Casa de Notícias.

Sem nome %281144 x 250 px%29