Img 3650

Patrulha escolar e Proerd: aproximação entre polícia e estudante

Com foco preventivo, a Patrulha Escolar Comunitária está presente nos colégios estaduais de Toledo possibilitando a aproximação entre policiais Militares, professores, pais e estudantes. Além deste convívio, o objetivo é auxiliar na implementação e sugestões para uma convivência pacifica dentro e fora dos muros escolares.

07/11/2010 - 07:52


A Patrulha é uma alternativa que a PMPR encontrou para assessorar as comunidades escolares na busca de soluções para os problemas de segurança encontrados nestes espaços. Problemas esses que se faziam presentes em quase todos os estabelecimentos de ensino e que em uns, mais que em outros, determinavam comprometimento na segurança dos alunos, professores, funcionários e instalações.

Segundo o coordenador do programa em Toledo, tenente Rafael Gueller, a Patrulha acompanha atividades do dia a dia das escolas e colégios, mas o grupo também está preparado, quando preciso, para agir ostensivamente, ou seja, na repreensão. “Claro que existem formas de como abordar ou chegar a alguém que supostamente esteja com uma arma, por exemplo, dentro da ala de aula, mas apesar do nosso trabalho ser preventivo, somos policiais Militares e podemos agir na repreensão quando necessário”, reforça.

 

Proerd

 

 

 

Além da Patrulha Escolar Comunitária, o tenente Gueller é coordenador em Toledo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ontem, sábado, quase 500 crianças de seis escolas receberam o certificado de conclusão da capacitação. Durante todo o ano eles participaram de atividades que visam o enfrentamento ao uso de drogas e à violência.

A solenidade lotou o Teatro Municipal e reforçou sobre o foco do Proerd que é a conscientização desde cedo que crianças entre nove e 11 anos saibam dizer não às drogas e adotem posturas de enfrentamento pacífico a violência.

O Programa que nasceu nos Estados Unidos na década de 90 foi implantado no Brasil no inicio dos anos 2.000 e desde então forma novas turmas todos os anos com este objetivo.

Saiba mais sobre o trabalho da Patrulha Escolar e do Proerd em Toledo na entrevista em vídeo no bloco 1 e bloco 2 e áudio com o tenente Gueller.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29