1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Copel abre semana de segurança com a energia elétrica enfocando as crianças

As principais empresas elétricas do país vão dedicar esta semana, de 08 a 12 de novembro, para desenvolver ações de orientação junto ao público contra o risco de acidentes com choque elétrico. A Copel está inserida neste esforço e iniciou nesta segunda-feira (08) sua participação na 5ª Semana Nacional de Segurança com um evento voltado às crianças, no Museu Oscar Niemeyer.

08/11/2010 - 13:23


Cerca de 250 crianças matriculadas em escolas públicas da Capital irão assistir a uma peça de teatro – inspirada no conhecido conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”, dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm – que expõe, de forma didática e divertida, as situações de risco de acidentes com a energia elétrica e como evitá-las, além de transmitir conceitos de cidadania e preservação ambiental.
"Por toda a semana, teremos em diversos pontos do Paraná ações dirigidas a um segmento específico da população" explica Ronald Ravedutti, presidente da Copel. “Além do dia dedicado às crianças teremos na sequência ações voltadas aos trabalhadores da construção civil e manutenção predial, trabalhadores rurais, donas de casa e motoristas”.
Segundo Ravedutti, qualquer ação que possa despertar a atenção das pessoas contra o risco de acidentes com choque elétrico é válida, já que a principal causa de ocorrências do tipo é a distração. “Todos nós sabemos que a eletricidade, que é uma força essencial no mundo moderno, requer cuidados e atenção, mas ainda assim os acidentes ocorrem e, por vezes, com conseqüências gravíssimas”, avalia. “Só com orientação permanente e ações reiteradas de conscientização será possível fazer com que acidentes com choque elétrico sejam evitados”.
Expectativa
A Semana da Segurança deste ano tem a expectativa de atingir 140 milhões de brasileiros por meio de uma parceria da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) com 30 concessionárias de distribuição em 16 estados e no Distrito Federal. Quatro temas principais – ou situações de risco de acidentes em potencial – foram escolhidos para orientar as ações que serão desenvolvidas por cada uma das empresas: instalação de antena de TV, empinar pipas ou papagaios, manuseio de materiais e equipamentos na construção civil e furto de energia. Nesses casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e as formas de evitá-los é fator decisivo na prevenção. “O objetivo dessa grande campanha nacional é mostrar que cuidados simples, tomados no dia-a-dia, são fundamentais para evitar acidentes”, destaca o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite. Segundo ele, a repetição anual de campanhas desse tipo, complementando as ações permanentes desenvolvidas pelas concessionárias, certamente contribui para criar na população uma consciência de prevenção de riscos, reduzindo o número de acidentes.
Menos acidentes
Conforme dados levantados pela Abradee, 280 pessoas perderam a vida durante o ano de 2009 no Brasil em razão de contato com os fios da rede elétrica. Dos 14 tipos de ocorrências catalogadas pela entidade, as que envolveram a construção civil e manutenção predial responderam por 90 óbitos, vindo em seguida ligações elétricas clandestinas, com 32 vítimas.
As concessionárias reconhecem a gravidade da situação atual, mas lembram que as ações sistemáticas desenvolvidas nos últimos anos – com destaque para as campanhas voltadas a conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede elétrica – vêm apresentando bons resultados. Os dados dos últimos nove anos, sempre de acordo com levantamentos realizados pela Abradee, mostram uma sustentada e significativa redução da taxa de gravidade dos acidentes (de 5% ao ano) e da sua freqüência (de 4% ao ano).

 

Da Assessoria - Copel

Sem nome %281144 x 250 px%29