1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Evasão escolar contribui para aumento nos índices de criminalidade, diz educadora

Iniciou nesta manhã e segue durante toda a tarde no Centro de Eventos Ismael Sperafico em Toledo o Seminário Integrado de Enfrentamento às Drogas e à violência nas Escolas. O evento é realizado pelo Núcleo Regional de Educação com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e busca a partir da união de esforços, soluções para alguns dos problemas mais iminentes pelos quais passam a rede de ensino.

09/11/2010 - 10:48


Nesta manhã a palestra principal foi com a educadora da SEED de Curitiba, Ângela Mendonça, que abordou aspectos como a evasão escolar e os índices de criminalidade diretamente associados a ela. As características mais peculiares do perfil das mais de 600 mil crianças que ainda estão fora das salas de aula em todo o país foi um dos focos de sua intervenção. Para ela, o momento exige comoção e atitude já que a rede de amparo para usuários de drogas, por exemplo, é bastante deficitária.

A especialista em Educação citou como exemplo um levantamento feito recentemente pelo Ministério da Justiça com aproximadamente 15 mil adolescentes que cometeram algum tipo de infração onde, a maioria absoluta, revelou ter feito tais práticas após ter deixado as salas de aula.

O assessor técnico do NRE/Toledo, José Alceu Lahm,lembra que esta realidade associada de violência, evasão e drogas, pode ser observada em todo o país. “Na região de Toledo infelizmente não é diferente”, destacou ao justificar a realização do encontro.

Nesta tarde uma mesa redonda vai reunir representantes de diferentes entidades, instituições e da sociedade civil organizada para debater alternativas conjuntas de enfrentamento e soluções práticas de acordo com a realidade regional. Acompanhe como foi o Seminário nesta manhã na reportagem em vídeo e veja a cobertura completa da mesa redonda no período da tarde, aqui na Casa de Notícias.

Sem nome %281144 x 250 px%29