Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Secretaria recebe avaliação positiva do MDS

A Secretaria Municipal de Assistência Social está dentro dos critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e exigências do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para receber recursos federais.

09/11/2010 - 17:25


A avaliação foi feita nesta terça-feira (09), durante uma reunião, no auditório da prefeitura de Toledo, com a equipe de funcionários da secretaria, no período da manhã, e representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social, do Idoso, dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, no período da tarde. Técnicos da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, que representam o MDS no estado, estiveram em Toledo na terça-feira para a apresentação dos dados e avaliação final, depois de reuniões e estudos feitos anteriormente com a equipe.

“Fomos muitíssimo bem avaliados e estamos bem contentes com os resultados. Isso não dá mais tranquilidade e segurança no trabalho que estamos realizando no município”, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Ires Scuzziato.

Na avaliação, a única ponderação feita foi com relação a necessidade de elaboração de um plano de inclusão para crianças atendidas pelo Programa de Erradicação Infantil (PETI). “A proposta de trabalho já está elaborada. Foi somente um lapso, com tantos dados e projetos que precisavam ser apresentados”, justifica Ires. Segundo ela, o projeto deverá ser entregue em cerca de 15 dias, sem qualquer dificuldade, atendendo assim a todas as recomendações feitas.

Conforme a secretária, hoje o município conta com equipes completas para atendimentos nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), nos dois Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), organizou a sua estrutura de pessoal conforme preconizado na lei federal do SUAS, com profissionais específicos para atendimento na área, e um controle efetivo e planos de ações para os programas federais implementados, como o Bolsa Família, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) e Projovem, atendendo assim a todas as exigências federais e habilitando-se a receber recursos da União. Atualmente, no município, cerca de 8 mil famílias são cadastradas ao Cadastro Único (CAD Único), habilitando-se a receber auxílio de políticas básicas de assistência social.

O município também está em fase de conclusão do diagnóstico social do município, através de um convênio com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O estudo deverá ser apresentado ainda neste ano, em um seminário a ser programado. Conforme a secretária, o município de Toledo tem uma situação privilegiada em relação a outros municípios do estado, com recursos públicos municipais destinados a várias ações em parceria com entidades não governamentais. Enquanto outros municípios brigam por uma parcela de recursos equivalente a 5% do orçamento, o município de Toledo tem previsto em investimentos em assistência social 9% dos recursos do orçamento municipal.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29