Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Produtores do programa Condomínios recebem sêmen para inseminação

Os produtores rurais que participam do Programa Condomínios de Inseminação Artificial, da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, recebem, nesta quarta-feira (10), doses de sêmen e nitrogênio líquido para inseminação artificial, durante curso de capacitação no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a partir das 9h.

09/11/2010 - 17:34


"Fazemos com frequência palestras para os produtores poderem trocar experiências e tirar dúvidas com os palestrantes. A doação do sêmen e do nitrogênio líquido é realizada uma vez por ano e tem como objetivo o melhoramento genético do gado leiteiro", afirma a coordenadora do programa, Eliane Sperafico.

O primeiro palestrante do encontro será o engenheiro florestal Anderson Pezzoto, que irá falar sobre o Programa Silvopastoril, que envolve a criação de animais consorciada com arborização, permitindo assim conforto animal à sombra e geração de uma fonte extra de renda com a comercialização futura da madeira. Após será servido um almoço para os produtores presentes. Já o médico veterinário da Unioeste Loreno Taffarel, irá palestrar sobre a qualidade do leite.

"Depois das palestras os produtores irão receber os sêmen e o nitrogênio líquido. Ao todo serão distribuídos 4.440 frascos, sendo 3.020 da raça Holandesa e 1.420 da raça Jersey", afirma a coordenadora. "A quantidade de sêmen distribuída por produtor é de acordo com a quantidade de animais que foram cadastrados no programa", complementa.

O objetivo do programa é de melhoramento genético do gado de leite dos pequenos e médios produtores do município. "Ao todo cerca de 400 produtores participam do programa, eles são divididos em 28 condomínios, de diferentes distritos. Cada condomínio elege um responsável que manda mensalmente um relatório sobre as inseminações em cada propriedade", finaliza.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29