1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Atividades do Viva a Escola preparam alunos para o pré-vestibular

Para muitos alunos, o terceiro ano do Ensino Médio é marcado pela ansiedade em escolher uma profissão e pela jornada redobrada de estudos para prestar o vestibular. As escolas também buscam preparar estes alunos, através de trabalhos diferenciados e da aplicação de simulados. Um exemplo disso são as atividades do Programa Viva a Escola voltadas a preparação para o vestibular.

10/11/2010 - 14:18


Cinco colégios do Núcleo Regional de Educação de Toledo oferecem esta opção. As aulas acontecem no período contra turno e são oferecidas aos alunos do Ensino Médio, como uma forma de complementação dos conteúdos trabalhados em sala de aula no ensino regular. Uma opção para os alunos que não teriam condições de pagar um cursinho pré-vestibular.

"Eu não teria condições nem tempo para me deslocar até um cursinho oferecido na cidade", relata a aluna Cristiane Rosler, que mora e estuda no distrito de Novo Sarandi, em Toledo. Ela afirma que participa das aulas porque tem interesse em ingressar no Ensino Superior e acha que o que aprende no ensino regular ainda não é suficiente, "Me sinto mais preparada porque a professora indica pesquisas além da sala de aula", afirma Cristiane.

Metodologia

Os professores responsáveis pelas atividades do Viva a Escola, utilizam os materiais do portal preparatório para o vestibular SesiClik (http://www.sesiclick.org.br/) e as videoaulas e apostilas do Eureka, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (http://www.eureka.seed.pr.gov.br/). “Estes sites são específicos para o uso de professores e alunos que participam da atividade, sendo que o mesmo possui videoaulas, apostilas, simulados e também grupos de pesquisas dos próprios alunos”, explica a professora Cristina Janjar, responsável pelo Programa Viva a Escola no NRE Toledo.

Equipe Disciplinar

Durante o mês de novembro, a equipe disciplinar do NRE está realizando assessoria para as atividades desenvolvidas no Colégio, de forma a dinamizar as aulas e trazer uma abordagem diferenciada sobre os conteúdos.

As atividades preparatórias para o vestibular acontecem desde 2009, nos Colégios João Arnaldo Ritt, Novo Sarandi e Luiz A. Moraes Rego, de Toledo, no Colégio Marechal Gaspar Dutra, de Nova Santa Rosa, e no Colégio Marechal Rondon, de Marechal Cândido Rondon. Ao todo são atendidos aproximadamente 140 alunos nos cinco colégios.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29