Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Secretaria de Agropecuária e Abastecimento distribui doses de sêmen em capacitação

O programa de melhoramento genético da pecuária leiteira, Condomínios de Inseminação Artificial, da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, distribuiu hoje (10), 4.440 doses de sêmen e nitrogênio líquido para inseminação artificial aos produtores cadastrados no programa, durante curso de capacitação no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

10/11/2010 - 15:23


Conforme o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, esses encontros de formação são muito importantes aos produtores. “Para existir progresso, esses momentos de palestras são necessários para informar e capacitar os produtores. Há 11 anos existe o projeto, e desde então podemos observar nos condomínios a melhoria na produção de leite”, afirma. “Todos os anos realizamos a entrega das doses de sêmen aos produtores, porém é o primeiro ano que entregamos o nitrogênio líquido para conservação do material”, informa o secretário. A doação de sêmen é feita ao produtor a partir de quantidade de vacas leiteiras que ele possui. Já o nitrogênio líquido será reposto mensalmente para os inseminadores de cada condomínio. “Os produtores dos distritos se reúnem em condomínios, eles elegem um responsável para ser o inseminador e entregar um relatório mensal para a prefeitura. Ao todo são 27 condomínios no município”, afirma a coordenadora do programa, Eliane Sperafico.

O primeiro palestrante do encontro, o engenheiro florestal da Emater Anderson Pezzatto, falou sobre o Programa Silvopastoril, que envolve a arborização em pastagens. “O principal objetivo de arborizar os espaços de pastagem é o de climatizar o ambiente para o animal, já que a produção de leite pode aumentar em até 20% dependendo das condições climáticas, como estresse térmico e falta de sombras para o animal. Na nossa região a criação é feita basicamente em pastagem. A arborização, além de proporcionar uma melhoria para o animal, é uma fonte de renda extra para o produtor, já que a árvore mais plantada é o eucalipto, que tem uma forte aceitação no mercado”, afirma o palestrante. A segunda palestra foi sobre a qualidade do leite, com o médico veterinário Loreno Taffarel.

 

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29