Img 3650

GERAL

Núcleo de Gastronomia faz capacitação do projeto Empreender Competitivo

Colaboradores e empresários integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), participam neste fim de semana da primeira etapa de capacitação prevista no Projeto Empreender Competitivo. Serão realizadas visitas às empresas, oficinas e capacitações, coordenadas por dois professores de Gastronomia, Nelson de Castro Neto e Thiago Henrique Lopes, da Universidade Federal do Paraná.

10/11/2010 - 16:37


O objetivo é analisar e diagnosticar a organização do planejamento de cardápio dos restaurantes pertencentes ao Núcleo Setorial, visando implementar o modelo existente de serviços e de produção para o circuito gastronômico de Toledo.

As ações integram o projeto do Núcleo Setorial de Gastronomia aprovado no edital do Empreender Competitivo, desenvolvido pelo Sebrae Nacional e Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que contemplou 16 projetos no Paraná e 73 em todo país.

Aumentar a competitividade

A ação é voltada aos núcleos setoriais mais consolidados, visando o aumento da competitividade das empresas participantes. “O Sebrae Nacional tem forte parceria com a CACB e vem aplicando recursos para fomentar as ações dos núcleos setoriais e pela segunda vez o Núcleo de Gastronomia de Toledo foi contemplado”, explica a consultora da Acit, Ana Cláudia Guerra.

Em 2007, o projeto aprovado teve o foco na melhoria da estrutura física das empresas e capacitação para empresários e colaboradores, superando as metas. “Os empresários participaram das capacitações e consultorias e perceberam que precisavam ampliar as ações nas empresas. Por isso o resultado superou a meta em investimentos nas empresas, resultando em maior profissionalização”, relata a consultora.

Em 2010, na segunda chamada pública de projetos do Empreender Competitivo, foi elaborada nova proposta com foco no aprimoramento gastronômico. Os empresários têm grande expectativa quanto aos resultados deste trabalho, que deve ser um marco na área. “O objetivo é promover inovações na gastronomia, aprimorar as empresas, trabalhar a gestão das cozinhas e na engenharia de cardápios, construir um circuito gastronômico e elevar Toledo como pólo neste setor”, ressalta a consultora.

Além destes aspectos, o projeto contempla também o aprimoramento do Selo de Qualidade, criado em 2003, e tem foco na qualidade e segurança na manipulação dos alimentos. "O Selo de Qualidade tem sido uma grande referência do trabalho do núcleo e a intenção é implementá-lo, buscando a excelência no atendimento”, diz.

Programação

No sábado (13), os consultores vão visitar as empresas integrantes do Núcleo Setorial, para completar a coleta de informações visando a elaboração do diagnóstico.

No domingo (14), será realizada oficina para os empresários, abordando gestão de custos e empreendimentos gastronômicos, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório da Acit.

Na segunda-feira (15), no período da manhã, será finalizado o módulo para empresários e a partir das 16h, haverá a capacitação para colaboradores, com palestra sobre o tema ‘O mercado da gastronomia e seus profissionais’, na Acit.

Em janeiro os consultores retornarão para verificar e trabalhar a reestruturação na gestão das cozinhas. “Neste fim de semana, empresários e colaboradores vão se dedicar no trabalho do diagnóstico e capacitação, com expectativa de atingir 90% dos colaboradores das empresas do núcleo. E no começo do próximo ano, as ações com os consultores terão continuidade”, salienta a consultora.

 

Da Assessoria - Acit

Sem nome %281144 x 250 px%29