Casa de not%c3%adcias 1144x150

Tropical Cabines reaproveita matéria-prima utilizada na transformação de carros

Com aparência plástica e de alta resistência, a fibra de vidro tem sido um dos materiais mais utilizados pela indústria automotiva. Composta por 60% de resina de poliéster e 40% de fibra de vidro, os resíduos gerados por este componente são considerados prejudiciais ao Meio Ambiente, já que são necessários mais de quatro mil anos para sua decomposição.

10/11/2010 - 16:52


Como conseqüência, em 27 de dezembro do ano 2000, foi sancionada a Lei Federal de número 10.165, que determina a fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e estipula que os resíduos gerados pelas indústrias sejam destinados a aterros apropriados. No caso da Tropical Cabines, essa medida acarreta um custo de R$ 500 por metro cúbico. Diante dessa situação, técnicos da própria marca desenvolveram uma máquina para a reciclagem deste tipo de material.

O processo se dá da seguinte forma: sobras das aplicações de fibra de vidro, bem como rebarbas de peças prontas e lâminas defeituosas, são inseridas no equipamento, que se assemelha a um triturador. Após quatro etapas de trituração, obtém-se como resultado um pó de fibra de vidro.

Misturado a resinas e catalisadores, esse excedente volta ao processo de produção. Uma solução ecologicamente viável.

Foram investidos dois anos em pesquisas e aproximadamente R$ 100 mil no desenvolvimento da máquina. "A empresa protege o meio ambiente e ainda ameniza dois gastos. Tanto com os custos gerado pelo recolhimento e destinação aos aterros, quanto à compra de parte da matéria-prima que a produção exige", conclui Marlon Maicon Kronbauer, supervisor de compras da Tropical Cabines.

 

Da Assessoria - MMatsuo Comunicação

Sem nome %281144 x 250 px%29