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GERAL

Grupo RIC Paraná promove 2ª edição do projeto IMPAR

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo RIC Paraná realiza e apresenta ao mercado os resultados do Projeto IMPAR - Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional. A pesquisa, realizada em parceria com o IBOPE Inteligência revela, com propriedade, o que os consumidores do estado do Paraná têm como hábitos de consumo e, sobretudo, como as marcas são percebidas por seus clientes. Em Toledo/PR, a festa de premiação será nesta terça-feira, dia 16, no Teatro Municipal, com a presença do apresentador Paulo Henrique Amorim, que fará uma apresentação sobre “Perspectivas Econômicas do Cenário Nacional”. Os eventos são exclusivos para convidados.

 

16/11/2010 - 07:34


Diferentes de avaliações “top of mind”, o IMPAR mostra resultados referentes à preferência do público em relação às marcas, à inclinação, simpatia, favoritismo, predileção, manifestações de afeto, estima e prioridade que são dispensadas as marcas e produtos. Os dados apresentados pela pesquisa são relacionados ao hábito de consumir uma marca, e não de lembrá-la.  “O objetivo do Projeto IMPAR é fomentar o desenvolvimento regional, instituir uma ferramenta que sirva como bússola para os players do mercado, que deverão usar os resultados apresentados como baliza para aprimorar a performance de marcas e produtos perante seus públicos-alvo”, explica Leonardo Petrelli, vice-presidente executivo do Grupo RIC Paraná.

 

 

O Projeto IMPAR - Entre os meses de junho e julho de 2010, o IBOPE Inteligência realizou 1708 entrevistas, em 10 microrregiões do Paraná (Curitiba e região, Ponta Grossa e região, região Centro-Sul, Cascavel e região, Foz do Iguaçu e região, Toledo e região, região Noroeste, Maringá e região, região Nordeste e Londrina e região) e avaliou 46 categorias de produtos e serviços da cadeia produtiva do varejo no Estado. O resultado é um retrato do desempenho das marcas locais, que muitas vezes supera o das globalizadas.

 

 

Perfil dos entrevistados

Sexo: 47% masculino e 53% feminino.

Idade: 20% de 16 a 24 anos; 22% de 25 a 34 anos; 21% de 35 a 44 anos; 23% de 45 a 59 anos e 14% com 60 anos ou mais.

Classe social: 46% classe A/B; 43% classe C e 11% classe D.

 

Categorias de produtos e serviços - nesta segunda edição do Projeto IMPAR, o Grupo RIC ampliou as categorias de produtos e serviços pesquisadas. Em 2009 foram 43 categorias. Em 2010 o número passou para 46: Banco, Café, Cama, Mesa e Banho, Clínica de Estética e Beleza, Fabricante de Chocolate, Marca de Chocolate, Consórcio de Automóveis, Consórcio de Imóveis, Construtora de Imóveis, Cooperativa Agrícola, Curso de Idiomas, Ensino a Distância, Ensino de Capacitação Profissional, Ensino Médio, Ensino Superior, Ensino de Pós-graduação, Fabricante de Computador, Farmácia, Financeira, Fabricante de Frango, Hotel, Imobiliária, Fabricante de Implementos Agrícolas, Fabricante de Insumos, Joalheria e Relojoaria, Loja de Calçados, Loja de Colchões, Loja de Departamento, Loja de Eletrodomésticos, Loja de Materiais de Construção, Loja de Móveis, Loja de Roupas, Loja de Serviços Automotivos, Moda e Confecção, Operadora de Telefonia Celular, Operadora de Telefonia Fixa, Ótica, Perfumes e Cosméticos, Planos de Saúde, Rede de Combustíveis, Refrigerante, Restaurante, Revenda de Automóveis, Revenda de Motocicletas, Shopping Center e Supermercado. A área de abrangência das regiões aumentou significativamente. Em 2009 foram 4 regiões pesquisadas. Este ano, são 10 no total.

 

Resultados - As marcas mais apontadas pelos entrevistados receberão certificados atestando a preferência e afinidade dos consumidores nas respectivas categorias regionais e estadual. O Grupo RIC promove a partir do próximo dia 8 de novembro um road show por 6 cidades do estado que vai reunir representantes das empresas apontadas pela pesquisa e os profissionais dos mercados locais – agências, clientes e anunciantes - para a entrega de certificados para as empresas colocadas em 1º lugar.  Os resultados do IMPAR são guardados sob sigilo e serão revelados exclusivamente nas cerimônias de premiação.

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