1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Ampliação da área do EstaR gera polêmica na Câmara

 

Nesta terça-feira (16), os vereadores de Toledo, durante a Sessão Ordinária, discutiram a implantação do Estar na rua Piratini, que deve iniciar nesta quarta-feira (17). O que está sendo questionado é uma lista de assinaturas de empresários contra e outra favorável ao Estar naquela área.

16/11/2010 - 16:07


Segundo o vereador Leoclides Bisognin, em maio de 2007, uma lista de 38 empresários estabelecidos na rua Piratini se mostraram contrários a implantação no Estar naquele local. Na época, o documento foi autenticado em cartório e entregue ao vice-prefeito Lúcio de Marchi. Três anos se passaram e nenhum parecer foi dado ao documento e, neste ano, iniciou o movimento de ampliação do Estar nesta área.

Bisognin conta que quando os comerciantes souberam que poderia ser implantado o Estar na rua iniciaram um movimento contra esta ação. “O Estar vai atender a quem? A maioria ou minoria? Por que não se passa uma lista nova para saber naquelas quadras quem quer a implantação do Estar? Alguns comerciantes comentaram se a maioria não tem a absoluta força, eles vão colocar uma faixa em protesto com a seguinte frase: ‘Obrigado senhor Prefeito por ter nos feito engolir o Estar sendo que não o queremos’”, explica.

Em contrapartida, o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Crespão, disse que o anexo da Lei 1783 de dezembro de 2005 que criou o Estar no Município prevê a instalação do mesmo na rua Piratini. Desta forma, a ampliação é realizada no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Almirante Barroso. Já, para a ampliação do Estar no cruzamento entre as ruas Armando Luiz Arrosi e Luiz Segundo Rossoni, o Prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, assinou um decreto datado em 12 de novembro, normatizando a ampliação para aquele local.

Com relação ao abaixo-assinado de 2007, Crespão relata que o documento não chegou a Secretaria de Segurança e Trânsito e não tem conhecimento de seu teor. “Temos procurado a melhor forma de atender a população e os comerciantes que tem os seus estabelecimentos instalados nas vias, onde está sendo discutida a implantação do Estar. Em conversa, com o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Eduardo Della Costa, ele nos informou do parecer favorável da Associação com esta área do Estar”, afirma.

O segundo abaixo-assinado formado por 15 empresários foi entregue a Secretaria de Segurança e Trânsito no dia 29 de março de 2010. Desde esta data, foram realizadas inúmeras vistorias na via para verificar se os espaços ficavam ocupados ou não. “Não existia a rotatividade ou muito pouco e este é o objetivo do Estar: a rotatividade das vagas”,relata Crespão e ainda acrescenta que está aberto há uma conversa com os empresários desta área e sendo a vontade da maioria, o Estar não será colocado neste local. “Estamos atendendo um grupo de empresários que solicitam a rotatividade das vagas”, salienta.

Discussão

O vereador Luís Fritzen - líder do Governo na Câmara - disse quando a Lei chegou no Legislativo para a apreciação e aprovação dos vereadores, ela era um quadrilátero e teve aprovação dos vereadores na época. Depois administrativamente houve uma diminuição na área e agora há a discussão de aumentá-la. “O meu posicionamento é se tiver que alterar a Lei anterior – o quadrilátero (área de atuação do Estar - para aumentar através da Lei a cobrança do Estar sem ser discutida não vai ter o meu aval, porque precisa ser discutida. Agora o que se discute é uma questão administrativa do que a Lei já autoriza a fazê-lo, porém uma nova área precisa de debate para ter o nosso aval”, enfatiza.

Funcionamento

Os agentes do Estar iniciam os seus trabalhos a partir desta quarta-feira (17). Até o dia 19, eles vão orientar os condutores. A cobrança inicia na segunda-feira (22).

Texto Graciela Souza e Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29