Img 3650

SAÚDE

Dia D orienta população quanto a proliferação do mosquito da dengue

Os agentes de combate a dengue de Toledo vão realizar atividades para conscientizar as pessoas sobre a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, na sexta-feira (19), em alusão ao “Dia D, de Combate a Dengue”, comemorado nacionalmente no dia 20.

17/11/2010 - 20:05


Conforme o coordenador de Combate a Endemias, Selídio José Schimitt, os agentes vão distribuir panfletos explicativos em pontos estratégicos do município, como grandes empresas e mercados. "Montaremos uma tenda explicativa no centro, na rua Barão do Rio Branco, com microscópios e exemplos de larvas para orientar e tirar dúvidas da população, a partir das 8h30", afirma.

"Ainda não estamos no verão, porém o clima quente e com chuva colabora para a proliferação das larvas. Mesmo não tendo nenhum caso confirmado no município, o risco de endemias é grande. Estamos em alerta e, sem a colaboração da população, tomando as medidas preventivas, não podemos fazer nada", afirma.

No verão os cuidados para prevenir os focos de larva devem ser redobrados. "Ainda não temos nenhum caso de suspeita de dengue, porém nas cidades vizinhas, no Paraguai e Argentina estão tendo muitos casos, por isso, temos que tomar todas as medidas preventivas e pedimos para a comunidade colaborar, fazendo o de praxe como: lavar uma vez por semana os bebedouros de animais, colocar areia em vasos de planta, verificar se há calhas entupidas, caixas d’água destampadas, virar de cabeça para baixo objetos que retém água parada como garrafas e tampar pneus", informa Selídio.

Os proprietários de residências com focos de larvas estão sujeitos a multa, que varia conforme a gravidade. A multa pode ser uma Unidade de Referência de Toledo (URT), hoje de R$ 45, ou dez.

"Para o 'Dia D', já estamos colocando cartazes em empresas, mercados, restaurantes populares dentre outros locais, e banners em trevos de acesso ao município para orientar a população", frisa o coordenador.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29