1144x150 %284%29

GERAL

Associação de Ostomizados vão ganhar sede própria

O prefeito de Toledo José Carlos Schiavinato assinou nesta quarta-feira (24), o contrato de reforma do espaço público localizado na 1° de maio, antiga associação de moradores da Vila Operária, para futuro repasse à Associação dos Ostomizados de Toledo. A cerimônia de assinatura contou com a presença do vice-prefeito Lúcio de Marchi, dos vereadores Ademar Dorfschimid, Leoclides Bisognin, João Martins, Luís Fritzen, Eudes Dallagnol e Adelar Holsbach, secretários municipais, do presidente da associação José Valmir Lang, dentre diversas outras autoridades.

24/11/2010 - 15:25


O investimento da reforma é de R$ 111.018,08 de recursos municipais. “Este compromisso com a associação eu tenho deste 2004, quando vi a dificuldade das pessoas do município e região que iam participar das reuniões mensais da associação. É uma imensa satisfação poder ajudar a associação desta maneira”, afirmou o prefeito. “Vou acompanhar a obra de perto”, complementou.

O presidente da associação, José Valmir Lang, agradeceu a todos os envolvidos na assinatura do contrato e pelos trabalhos realizados para a associação. “Nos reunimos toda a segunda quarta-feira do mês, para que as famílias dos ostomizados possam trocar experiências, conversar para uma ajudar a outra e fazer a distribuição das bolsas. As reuniões são feitas no Sindicato dos Bancários e ficamos muito contentes com a doação do espaço público. Estou na presidência há 12 anos e este momento é um sonho se realizando. Com certeza vamos poder ajudar ainda mais pessoas”, afirmou.

“Meu pai precisou do trabalho feito pela associação durante um tempo, e o trabalho feito por todos é fantástico. Porém o município não pode apenas doar o espaço físico, deve também investir na capacitação dos profissionais, porque infelizmente as condições nos hospitais e Unidades de Saúde para os ostimizados não são as melhores”, afirma a empresária da Prati Donaduzzi, Clair Dieterrich, cujo pai Balduino Carlos Dieterrich, falecido no dia 28 de setembro deste ano, será homenageado com o nome da associação.

“A Prati sempre nos ajudou cedendo profissionais, patrocinando eventos, entre diversos outros”, afirma o presidente.

 

 

A associação

A associação dos ostimizados existe desde 1995 e atende portadores de desvio de intestino. Conforme o presidente, em Toledo há 62 pessoas cadastradas que participam das reuniões mensais e são atendidas pelos profissionais. “Nas reuniões recebemos pessoas de todos os municípios que abrangem a 20ª Regional de Saúde. Em média, 200 pessoas participam. Durante os encontros, são distribuídas bolsas – doadas pelo Ciscopar - aos pacientes”, informa.

Conforme a estomoterapeuta Aparecida Santana, além das doações, nos encontros são repassados aos participantes diversas instruções. “As famílias participam bastante das reuniões, para auxiliar o ostomizado, que recebe orientações como de higiene, acompanhamento psicológico, ouve depoimentos de outros pacientes dentre outras”, diz.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29