Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Técnicos do BID fazem nova missão técnica em Toledo

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciaram nesta quarta-feira (24), em Toledo, mais uma missão técnica de acompanhamento e fiscalização da implantação do Programa de Desenvolvimento Sócio-Econômico de Toledo.

24/11/2010 - 15:37


O programa, que poderá ser concluído ainda no primeiro semestre do próximo ano, prevê a aplicação de recursos municipais e internacionais, financiados pelo Banco, em diversas áreas, como educação, social, institucional, urbanização e pavimentação rural, entre outros. Ao todo, o projeto prevê a aplicação de 14,6 milhões de dólares, dos quais 7,3 milhões de dólares de financiamento e o restante de contrapartida municipal.

A missão deverá encerrar nesta quinta-feira (25), às 11h30, em reunião no gabinete. “É uma missão técnica de rotina. Estivemos pela última vez em Toledo em fevereiro deste ano e agora consideramos que é um bom momento para uma nova avaliação do andamento dos trabalhos e para a elaboração do plano de requalificação ambiental da sanga Panambi, que é um dos projetos que serão executados com recursos do programa”, explica a chefe da missão, Catalina Gomes. Ela considerou que o programa em Toledo está muito bem, servindo de exemplo para outros municípios, com uma equipe de acompanhamento muito eficiente e bem preparada, que realiza um trabalho com qualidade e agilidade. Além da avaliação dos números, acompanhamento de projetos, entre outras ações, a equipe visitou obras em andamento, como o ginásio de esportes Alcides, no Parque do Povo, centro de treinamento de GR, na unidade social do São Francisco e escola municipal Ivo Welter.

O programa deverá ser concluído no primeiro semestre de 2011 e o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, já anunciou o interesse do município em novos investimentos com recursos internacionais. “É um caminho que está aberto para Toledo, pela sua capacidade fantástica, tanto de investimentos, como unidade executora, com uma equipe eficiente e capacitada. Queremos conhecer melhor as áreas de interesse do município e estamos à disposição com linhas complementares, principalmente em infraestrutura urbana, equipamentos sociais e apoio institucional para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, visando dar mais qualidade de vida aos moradores”, informou a chefe da missão.

O prefeito de Toledo, que acompanhou as visitas, pouco depois do início dos trabalhos no gabinete, destacou a sua satisfação com o andamento do projeto e ressaltou que algumas das obras executadas com recursos do BID já estão beneficiando a população. Ele citou o caso da escola municipal Ivo Welter, que deverá ser entregue oficialmente em dezembro, mas que já está atendendo parte da sua clientela, e o Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, igualmente previsto para ser entregue em dezembro. A obra deverá promover uma transformação na região, puxando o desenvolvimento urbano para a área norte. Graças aos investimentos públicos, proprietários estão vendo os seus imóveis sendo extremamente valorizados e o município está planejando a expansão urbana com a definição do zoneamento, a partir de discussões técnicas e com a comunidade, através de audiências públicas.

Conforme o prefeito, a sociedade está satisfeita com os investimentos feitos, o que comprova a importância e a necessidade destas ações. Aproveitando este caminho já aberto, complementou o prefeito, o município pretende iniciar novos estudos para a realização de um novo financiamento com a instituição, englobando outros projetos de interesse do município. Ele destacou também a importância do programa e o sistema de controle e acompanhamento, que permitiu a introdução de práticas semelhantes em outros processos, garantindo assim um maior controle e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Além de Catalina, integram a missão técnica a especialista em financiamento, Leise Stevanato, e o especialista em urbanismo, Sérgio Magalhães. A equipe encerra os trabalhos em Toledo nesta quinta-feira, com uma reunião final de avaliação às 11h30min, na sala de reuniões do gabinete.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29