Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Bom atendimento é um conceito empresarial que precisa ser revisto a cada dia, diz Beto Lunitti

A rede Supermercados Lunitti ao completar 25 anos, reinaugura a loja do centro, na terça-feira (30). Um investido de mais de R$ 1 milhão em reforma e ampliação. Segundo Beto Lunitti, estes recursos ficaram no próprio município, pois a maior parte dos serviços contratados e materiais adquiridos são de fornecedores toledanos. Nestes 25 anos, a pequena mercearia no Jardim Porto Alegre transformou-se numa empresa sólida, com cinco lojas em Toledo e uma em Tupãssi. Gera 408 empregos diretos e seu departamento de recursos humanos se destaca, pela atuação na profissionalização do trabalhador de supermercado e oferece aos seus colaboradores uma política de cargos e salários.

24/11/2010 - 23:17


A Casa de Notícias registra a história desta empresa, que se mistura com a história do desenvolvimento da região, prestando serviços, gerando empregos, cumprindo com as obrigações tributárias e responsabilidade social. A reportagem esteve com o diretor da empresa, Luis Adalberto Pagnussatti – o Beto Lunitti que resgatou a história dos 25 anos, a reinauguração da loja Centro e o futuro.

Muitas histórias para contar

Foi na infância que Beto Lunitti aprendeu as primeiras lições de comerciante com seus pais atrás de um balcão de mercearia. Veio a juventude, os estudos, os sonhos e união de projetos com o sócio, quando formataram uma visão diferente do que seria um comerciante.

Há 25 anos, a empresa iniciava suas atividades como microempresa no ramos de mercearia. “Era um misto de confecções, mercearia... tinha de tudo. Começamos com um funcionário e depois outro. Sabíamos que precisávamos avançar, mas nunca deixei a filosofia que aprendi de berço. Recordo-me das conversas em almoço e jantares e o meu pai e a minha mãe diziam que o cliente tem que ser sempre bem atendido. Com o tempo está compreensão se ampliava. O atendimento não é somente a boa simpatia ou estar a disposição. O bom atendimento é contexto, é um conceito empresarial que precisa ser renovado a cada dia”.

Passamos por muitos cenários econômicos

Ao longo destes 25 anos, a empresa foi experimentada em diversos cenários econômicos. “A comemoração dos 25 anos, acima de tudo, é uma emoção do ponto de vista empresarial. Chegamos a esta idade com tantas dificuldades no cenário econômico. Passamos por vários planos econômicos, como o plano real, bloqueio do dinheiro na poupança, uma onda de consumo extremo na época em que o Funaro foi o Ministro da Economia. Lá vendíamos tudo e faltava mercadorias, começava a inflação. Enfim toda uma história. Agora vivemos um quadro diferente, uma inflação baixa, mas um contexto muito adverso da carga tributária. Este é o contexto que faz toda a história do Lunitti”.

Não deixamos de crescer

Beto conta que as adversidades econômicas não impediram que a empresa se desenvolvesse. “Iniciamos no Jardim Porto Alegre, em 1985 com um funcionário em um espaço de 80 m². Em 1988, iniciamos uma obra de 1300m² quase 1500m². Depois surgiu uma grande possibilidade, em 1995 um ótimo negócio que foi a loja do centro que vamos inaugurar nos próximos. A aquisição desta loja foi um momento que não tínhamos a possibilidade de comprar, mas apareceu a oportunidade e em sete dias e estávamos assinando o contrato, mesmos sem ter um centavo a disposição para comprar este espaço. As coisas foram acontecendo com muita dificuldade e muito trabalho. Naquela época já tínhamos em torno de 110 ou 120  funcionários e depois fomos abrindo mais lojas. Depois teve a oportunidade da abertura de um shopping em Toledo, nos instalamos lá. Abrimos a loja em Tupãssi, depois a loja no Jardim Gisela, a Pioneira e agora chegamos nos 25 anos com uma grande loja. Uma loja que contempla Toledo no seu todo e um espaço interessante que todos vão gostar”.

Geração de empregos

A filosofia da empresa, segundo Beto Lunitti, é que não basta gerar empregos, mas é preciso gerar empregos com qualidade.

“A questão de gerar emprego é fácil do ponto de vista empresarial e de investimento, mas o fundamental é gerar emprego com qualidade e gerar emprego com uma espécie de formação o cidadão. Formar o cidadão na sua totalidade. Quando o funcionário entra na empresa entregamos um manual do Lunitti, com todo o processo da empresa, com indicadores, o que a empresa é, quais são os seus direitos no contexto da empresa e também a empresa valoriza as questões cívicas, como os símbolos nacionais que é a bandeira e o hino nacional e também as questões espirituais. Então a empresa tem um início, meio e fim. Atualmente, temos 408 funcionários. Para esta inauguração foram contratados 40 novos funcionários. Posso dizer com muita alegria que temos aqui a missão de fazer com que estas pessoas que trabalham conosco tenham o melhor local de trabalho e que elas tenham a melhor empresa para trabalhar. Isto é textualmente dito no manual e eu afirmo isso”.

Reconhecimento

Recentemente os Supermercados Lunitti receberam dois Prêmios, o Impar e o Destaque Toledo Empresarial, este pela sexta vez consecutiva.

“Você acaba conquistando algumas coisas através de muitas pedras que rolam no caminho. O Lunitti recebeu dois prêmios. O Destaque Empresarial pelo 6º ano consecutivo e o outro que é novo para empresa, mas muito importante, o Prêmio Impar. Um prêmio regional que coroa o trabalho do departamento de compras da empresa. Pois tudo que se negocia é de forma licita, de forma ética, de cumprimento dos deveres da empresa e também exigindo do fornecedor qualidade. As boas técnicas de exposição e venda da mercadoria; a equipe bem treinada; questões trabalhadas pelo departamento de recursos humanos. Outra coisa são as ações de publicidade. A partir da publicidade, você coloca a imagem da empresa para o público consumidor. Naturalmente, a empresa tem um departamento de Marketing gerenciado pelo Carlos e que os investimentos neste sentido são sempre analisados e a marca é posta em evidência em bons veículos de comunicação. Isto é fundamental para o empresário que quer fazer as coisas acontecerem. Estamos felizes pelos prêmios que coroam os 25 anos e cada vez mais temos a responsabilidade para continuarmos a galgar novas frentes, porque queremos crescer, termos mais lojas. Queremos estar em outros Municípios da região. Queremos sempre avançar com muito compromisso e a qualidade”.

 

Reinauguração loja Centro

Beto Lunitti adiantou que na próxima terça-feira (30), a partir das 18h, será realizado dois shows em comemoração aos 25 anos do Lunitti. “Já estava programado há muito tempo. O departamento de marketing estruturou e formatou esta programação de aniversário, que deveria ocorrer antes, mas em função da inauguração ou reinauguração da loja do centro deixamos para realizar agora, em dose dupla. Teremos um grande evento com diversas atrações e no dia 1º de dezembro, às 8h30 apresentaremos a nova loja para a comunidade”.

Você acompanha a entrevista completa em vídeo, clique aqui.

Texto Selma Becker

Imagem Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29