1144x150 %284%29

Delegacia da Mulher: Lesões corporais e ameaças são os principais tipos de violência cometidas em Toledo

Quinze anos após a criação a partir de um decreto estadual, foi instalada oficialmente na cidade de Toledo nesta quinta-feira (25) a Delegacia da Mulher. A unidade está localizada ao lado do mini-Hospital da Vila Pioneiro e não é por acaso. A proposta é criar uma espécie de núcleo integrado de atendimento às mulheres vítimas de violência no município.

25/11/2010 - 14:40


 

A inauguração compôs a programação da campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciada oficialmente em todo o mundo nesta quinta-feira. Em Toledo ela é coordenada e articulada pela Secretaria de Atendimento à mulher.
A Delegacia é uma reivindicação bastante antiga e a busca agora será pela efetivação de uma delegada naquele espaço. Segundo o delegado-chefe da 20ª SDP, Luiz Gilmar da Silva, este é um assunto que já vem sendo tratado e depende de um concurso que deve acontecer nos próximos meses. “Mas a Delegacia enquanto espaço físico já é uma excelente conquista porque até então ela só existia no papel”, considerou.
Este espaço deverá contemplar e dar um pouco mais privacidade às mulheres vitimas de agressão, principalmente físicas – lesões corporais incluindo estupros – e ameaças. Estes são os principais motivos pelos quais as vitimas procuram auxilio e até hoje eles eram prestados dentro da própria SDP sem um espaço dedicado exclusivamente a isso.
 
A violência e os números
 
Existem em Toledo de janeiro até este mês 127 inquéritos instaurados referentes à violência contra as mulheres. A maior parte deles por lesões corporais e ameaças, mas o número real de casos pode certamente é maior.
Segundo a assistente social da Secretaria de Atendimento à Mulher e presidente do Conselho da Mulher, Simone Ferrari, para cada caso que há denúncia, ao menos oito permanecem no anonimato. Somado a isso, existem os casos onde a mulher acabe retirando a queixa ou a representação contra os seus agressores no andamento do processo.
 
Cobranças
 
Durante pronunciamento oficial, o promotor público Giovani Ferri pediu ao vice-prefeito Lucio de Marchi uma melhor estruturação da Secretaria de Atendimento à Mulher. Para Ferri, a Delegacia é uma grande conquista, mas precisa vir somada às ações de amparo, estruturação e acompanhamento das vitimas e de agressores. Serviços como estes que podem ser feitos pela Secretaria.
Acompanhe matéria completa em vídeo no site da Casa de Notícias.
 
A Campanha
 
A Campanha dos 16 Dias segue até o dia 10 de dezembro com programação na área urbana e rural de Toledo.
Sem nome %281144 x 250 px%29