Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Entregue remodelação de ruas Dom Armando e Guerino Maschio

Foram entregues na quarta-feira (24), com a presença de lideranças e homenageados, as obras de reurbanização das ruas Dom Armando Círio e Guerino Maschio, no Jardim Concórdia. As duas vias foram alargadas, recapeadas e tiveram o passeio refeito, com rampas de acesso nas esquinas para garantir acessibilidade. A rua Dom Armando também ganhou canteiro central e iluminação diferenciada.

25/11/2010 - 15:09


Os novos investimentos, que eram bastante esperados pela comunidade, visam atender as novas necessidades, com o aumento do fluxo de veículos na região e garantir a segurança dos usuários. Nas obras foram investidos R$ 369.779,08 na rua Dom Armando Círio, que presta uma homenagem ao primeiro bispo de Toledo, hoje arcebispo emérito da arquidiocese de Cascavel, e R$ 193.228,54, na rua Guerino Maschio, que presta homenagem  ao pioneiro já falecido. Os recursos são provenientes de financiamento com o programa Paraná Urbano e contrapartida municipal.

Aos 94 anos, o arcebispo emérito da arquidiocese de Cascavel, Dom Armando Círio, fez questão de participar da entrega da obra, ao lado do bispo de Toledo, Dom Francisco Bach, o prefeito José Carlos Schiavinato, entre outras lideranças. Segundo ele, há pouco tempo soube que tinha na cidade uma rua com o seu nome e fez questão de vir a Toledo para relembrar os momentos positivos que viveu no município, como primeiro bispo da cidade, cargo que ocupou por 18 anos, de 1960 a 1978. Ele agradeceu a oportunidade e destacou características do município que sempre contribuíram para o seu desenvolvimento econômico, social e espiritual. Conforme ele, o município sempre puxou o desenvolvimento da região e tem como característica ser um povo unido, trabalhador e muito religioso. “Toledo sempre impulsionou o desenvolvimento político, social da região e contribuiu muito para a implantação da igreja na região”, disse ele, lembrando ainda da divisão da diocese, oportunidade em que ele deixou a cidade para assumir a arquidiocese de Cascavel, e ressaltou que acredita que o município poderia ter tido um desenvolvimento ainda maior, através do turismo, não fossem eliminadas as sete quedas de Guaíra, com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. “São lembranças muito positivas, de um passado glorioso. Guardo uma imagem muito positiva de Toledo e do período em que aqui atuei”, frisou o arcebispo, ressaltando a sua satisfação de retornar a esta terra.

Em nome da família, a bisneta de Guerino Maschio, Ana Cristina Maschio, agradeceu o reconhecimento da administração municipal ao trabalho do bisavô e relatou as dificuldades por que passaram os primeiros desbravadores. Vindo de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, seu bisavô enfrentou grandes desafios, ao lado da esposa e dos oito filhos, num tempo em que a mata era fechada e existiam poucos moradores. Foi mais de um mês para vir do Rio Grande e o deslocamento até Cascavel, hoje feito em cerca de 30 minutos de carro, durava oito dias. Para ela, o reconhecimento da administração ao trabalho do bisavô também representa uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para desbravar estas terras.

Na entrega da obra, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, disse que a indicação destes dois nomes a estas ruas é um reconhecimento da administração municipal ao trabalho de Guerino Maschio para o desenvolvimento de Toledo e a dom Armanco Círio, pela sua contribuição para o desenvolvimento da espiritualidade da nossa gente, conduzindo por vários anos a comunidade local e regional nos caminhos de Deus.

Também participaram da entrega da obra o vice-prefeito Lúcio de Marchi, os vereadores Renato Reimann, João Martins e Luís Fritzen, secretários municipais, demais lideranças e moradores da região.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29