1144x150 %284%29

GERAL

Técnicos do BID encerram nova missão técnica em Toledo

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerraram na quinta-feira (25), em Toledo, mais uma missão técnica de avaliação dos trabalhos desenvolvidos no programa de desenvolvimento sócio-econômico de Toledo, que prevê investimentos de 14,6 milhões de dólares em infraestrutura, entre outras ações, entre recursos municipais e de financiameto. A missão durou apenas um dia e meio e serviu para uma verificação das contas do programa e definição de um plano de requalificação ambiental da Sanga Panambi.

25/11/2010 - 15:14


O programa prevê a aplicação de recursos do banco no desenvolvimento de projetos para a utilização ambientalmente correta deste espaço, permitindo assim a preservação do manancial e a ocupação ordenada pelos moradores. Com recursos do programa serão executados cerca de 300 metros de ligação da sanga em direção ao Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, na Vila Industrial, região norte da cidade. Os projetos deverão ser finalizados pela secretaria de Planejamento em até 60 dias, visando a contratação dos serviços no começo do próximo ano.

No encerramento da missão, a chefe do grupo, Catalina Gomes, discutiu com o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, a viabilidade da realização de um seminário, com a participação de técnicos do Banco e demais municípios interessados no projeto para avaliação da experiência de Toledo. “Temos uma avaliação muito positiva do trabalho em Toledo. A equipe é muito eficiente e os projetos executados foram muito bem pensados e estão trazendo resultados positivos, aprovados pela população. Queremos possibilitar o relato destas experiências, para que outros municípios possam aprender com Toledo. Vocês têm muitos resultados positivos para mostrar”, disse ela, ao encerrar mais esta etapa de trabalhos em Toledo. Nos próximos dias deverão ser alinhavadas novas discussões para a formatação do seminário, que deverá ser realizado no início do próximo ano.

Também durante a missão foram discutidos parâmetros de avaliação do programa para mensurar os resultados obtidos com a realização dos investimentos. Estes parâmetros vão permitir quantificar os resultados dos investimentos. Catalina, no entanto, fez questão de frisar que pelo que já viu em Toledo, nestas e em outras missões, os resultados foram altamente positivos e a população está usufruindo e satisfeita com os investimentos feitos com recursos do banco. Segundo ela, isso é muito gratificante e dá a certeza de que o trabalho está sendo bem feito.

Ela se colocou à disposição do município para o início de novas tratativas visando a obtenção de um novo financiamento, conforme interesse já manifestado pelo prefeito de Toledo. Conforme ela, o banco está à disposição pela capacidade de endividamento do município, de investimentos, com uma equipe qualificada para a elaboração dos projetos e encaminhamento dos processos para a aplicação dos recursos, o que dá maior segurança e confiabilidade ao banco em todas as suas ações no município.

O programa deverá encerrar as suas atividades no começo do primeiro semestre, quando deverão ser repassados os últimos recursos, conforme cronograma de desembolso existente e de acordo com as obras e ações ainda previstas.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29