1144x150 %284%29

GERAL

A magia do Natal embalada pelo som da Viola Caipira no Shopping Panambi

O Natal chegou ao Shopping Panambi de Toledo na noite desta quarta-feira (24). Crianças, adolescentes e adultos se encantaram com o que viram e ouviram. Boas músicas e imagens fazem parte deste espetáculo. Para abrilhantar a festa, a apresentação da Orquestra São Gonçalo de Viola Caipira e a decoração natalina produzida pelos artistas toledanos Neimar e Tuca Rocha. Os shows marcaram o lançamento da decoração do espaço.

 

25/11/2010 - 17:11


Com um repertório formado por composições de artistas como Almir Sater, Tião Carreiro, Renato Teixeira e Rolando Boldrin e canções natalinas adaptadas para a viola caipira, a Orquestra São Gonçalo, agradou a todos que assistiram o espetáculo. Diego Baliero, professor de viola caipira há três anos, maestro e um dos fundadores da Orquestra São Gonçalo de Viola Caipira conta que a primeira formação iniciou com três amigos. Na sequência, este número aumentou para seis integrantes. Atualmente, o grupo é formado com 25 violeiros, - com idades entre 12 e 60 anos -, sendo que duas são mulheres. Baliero conta que os violeiros são ou foram seus alunos. “São dez meses de existência e realizamos apresentações somente em Toledo, mas temos o objetivo de nos apresentarmos em outros Municípios da região”, afirma.

Ensaios

Para as pessoas que tiverem interesse em conhecer a Orquestra, podem participar dos ensaios do grupo que acontecem todas as segundas-feiras, às 19h30, na Fasul. Também podem manter contato pelo telefone (0xx45) 99814441, falar com Diego.

De filha para pai

O incentivo de familiares, principalmente de seu pai Leandro José Bragagnolo, levou Alessandra, de 14 anos, ingressar na Orquestra no começo deste ano. “Ouvia as músicas de viola caipira desde criança. Meu pai foi o principal incentivador para tocar viola. Ele gosta e eu quero que ele saiba que eu também gosto de tocar. Eu toco por ele”. Outro motivo que fez com que Alessandra começasse a tocar viola foi o fato de admirar esta cultura. “Sou menina e isto renova a cultura da mulher. Eu e minha colega as representamos nas apresentações da Orquestra”.

Para o pai, Leandro José, ver sua filha Alessandra tocar é muito emocionante. “A minha paixão pela viola é desde criança. Está no sangue. Sempre quis tocar viola, mas o dom não veio para mim, graças a Deus foi para a minha filha. Me sinto realizado. Sou um pai incentivador, procuro apoiá-la em todos os momentos”.

 

“As palavras comunicam, mas a fisionomia fala mais”, diz Neimar

Neimar Proença Oliveira e Rosana Zeni da Rocha, mais conhecidos como Neimar e Tuca Rocha, são os responsáveis por toda a arte e beleza do Shopping Panambi. A Fábrica do Papai Noel e os duendes encantam crianças e adultos.

Neimar conta que ele e a Tuca trabalham há muito tempo com escultura e com pintura e esta oportunidade de fazer um trabalho de grande dimensão os deu liberdade para realizarem suas criações. “Nesta época do ano sabemos que a percepção, a sensibilidade e a forma de pensar das pessoas mudam. Então, tentamos aliar isso ao imaginário. Simples, mas ao mesmo tempo cativa a todos. O resto foi aplicar o que conhecemos de pintura e escultura e nos divertir”.

Para Neimar é uma satisfação ver o seu trabalho e o da Tuca Rocha agradarem a todos, mas principalmente as crianças. “Elas são autenticas. Elas falam se gostaram ou não, mas o olhar delas fala mais do que qualquer palavra”.

Sem nome %281144 x 250 px%29