1144x150 %284%29

GERAL

O ano de 2010 é o melhor da história do Sicredi, diz , Manfred Dasenbrock

O presidente da Central Sicredi/ Paraná, Manfred Dasenbrock, esteve em Toledo nesta sexta-feira (26) onde ser reuniu com cooperados e colaboradores para tratar das novas metodologias das assembléias gerais ordinárias determinadas pelo banco Central. A partir de agora, ao invés de uma única AGO, cada regional das cooperativas de crédito deverá fazer uma assembleia.

26/11/2010 - 19:21


Dasenbrock explica que a nova metodologia se sustenta na Legislação que prevê que as cooperativas com mais de 3 mil associados podem realizar assembleias através de delegados, utilizando a representação máxima que a Lei atribui. 

Para preparar o Sistema para a nova metodologia a Sicredi criou dois Programas, o Crescer e o Pertencer. “No Programa Crescer, além de ter o voto através de delegado, nós organizamos estas pessoas para que elas estudem o cooperativismo, debatam os temas, se preparem para essa tarefa. Para isso criamos uma regra:  para que a pessoa possa se candidatar a coordenador de núcleo, que será o representante na assembleia, ele deve estar preparado, tenha feito todas as rotas e tenha conseguido nota acima de sete, porque o candidato presta uma prova. E o Programa Pertencer fez o papel de organizar cada cooperativa, levantar o número de associados que este delegado representa, conforme o estatuto”, explica Dasenbrock.

O presidente da Central Sicredi Paraná defende a nova metodologia como um novo jeito de governar. “É um jeito muito claro e transparente. Aqui nós estamos vendo a importância da preparação destas pessoas, para que elas saibam qual é o papel do coordenador. Nós estamos muito felizes, em ver esta pegada das cooperativas no sentido de ir em direção ao associado. Essas pessoas que estão se preparando, são aquelas que ao longo do tempo serão os conselheiros administrativos, conselheiros fiscais, ou seja, os futuros dirigentes. Um espaço para os jovens, que devem se preparar para esta sucessão e os desafios que tem pela frente”.

O presidente da Sicredi Oeste, Círio Kunzler diz que o crescimento da Cooperativa em Toledo, que hoje chega aos 12 mil associados, é um motivo de orgulho e representa a credibilidade da Sicredi. “Com a nova metodologia de realização de assembleia teremos maior participação do associado, pois ele não mais precisará se deslocar. A assembleia acontecerá na sua Unidade de Atendimento, onde os associados participarão dos processos decisórios, através dos coordenadores de núcleo. A partir de 14 de fevereiro de 2011 já começa a realização das assembleias de núcleos, Isso deverá fortalecer e elevar a participação dos cooperados nas decisões das cooperativas, fortalecendo, acima de tudo, a transparência das gestões ”, afirma Kunzler.

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação 2010

 

 

 

 

 

 

O ano de 2010 é avaliado como o melhor da história do Sicredi, por Manfred Dasenbrock. “Tem sido um ano com bons resultados, onde o Sicredi, através de suas cooperativas, atendeu as demandas  de crédito, se organizou em termos de capacitação, além dos ajustes operacionais e técnicos a nível do Sistema, com novos profissionais vindo se somar a novas experiências e o ingresso de novos associados. No Sicredi Paraná, nestes 10 mês deste ano, crescemos em mais de R$ 600 milhões em recursos captados, nas cooperativas; ganhamos mais de 60 mil novos associados e ainda os processos de controle interno estão ajustados com a matriz de supervisão, as notas das auditorias tem sido boas, o Banco Central visitou e auditou 5 cooperativas neste ano, entre elas a Sicredi Oeste, a auditoria externa tem realizado um trabalhado interessantíssimo que possibilita pareceres tranquilos para serem apresentados às assembleias. Isto é o suficiente para dizer que 2010 é o melhor da história do Sicredi.

 

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29