1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

PT quer liderar oposição no Estado

Em entrevista exclusiva a Casa de Notícias, o presidente do PT toledano, Valtair Caetano Apolinário falou sobre a última reunião da direção estadual, o balanço das eleições, as estratégias da bancada como oposição ao governo de Beto Richa e a construção da aliança para as eleições de 2012.

07/12/2010 - 19:52


Apolinário disse que a executiva estadual considera que o PT saiu vitorioso do processo eleitoral deste ano. “A avaliação foi positiva, porque se levarmos em consideração o que foi pensado antes das eleições e o que se efetivou depois da campanha, o PT do Paraná saiu vitorioso no processo, porque o partido queria eleger o Governador, senadora, ampliar a nossa bancada estadual e federal e dar uma votação expressiva a Dilma no Paraná. Disso tudo o que não aconteceu foi a eleição do Osmar, mas o PT teve um papel importante, foi para às ruas, fez campanha de forma efetiva, contrariando alguns setores do PDT e do PMDB que achavam que o PT não faria campanha para o Osmar”.

Volta às bases

Outra prioridade definida pela executiva estadual do PT é organizar as bases dos partidos nos municípios. “O PT precisa se organizar de forma efetiva nas cidades. Para isso, precisa de ações concretas do Diretório Estadual para que o partido continue avançando para os próximos embates”.

Oposição construtiva

Apolinário disse que o PT reafirmou sua postura de oposição ao governo de Beto Richa, mas que será uma oposição construtiva. “Não será uma oposição pelo não simplesmente, mas apontando o porquê do não. Fizemos a leitura que o não pelo não com o Governador eleito, o PT não cresce. Avaliamos que se fizermos uma oposição construtiva, sinalizando os erros que por ventura acontecer e apontar o que deveria ser feito, o PT tem condições de crescer e se consolidar como o principal partido de oposição do Paraná, porque o PMDB e PDT estavam apoiando o Osmar Dias, mas a conjuntura agora é complemente diferente. O PDT já está na base de sustentação do Beto Richa, o PMDB que elegeu três deputados estaduais já está praticamente embarcando no Governo do Beto Richa e outra parte está resistindo. Vai sobrar só o PT para fazer oposição, então o partido tem que ser muito inteligente para fazer uma oposição construtiva e construir um projeto alternativo ao  governo que vai assumir”.

 PT quer liderar a oposição no Estado

O presidente do partido avalia que o PT está em melhores condições para conduzir a construção da oposição. “O PT como é um partido que está coeso na posição de fazer uma oposição construtiva e propositiva, tem condições de liderar as correntes partidárias e da sociedade que divergem das políticas públicas que serão implementadas pelo atual Governador. Isso é importante para as eleições de 2012 e para o projeto de Poder para 2014. Então o papel do PT do Paraná a partir de janeiro do próximo ano é importante. Está nas mãos do PT. O PT tem que liderar isso e a executiva já sinalizou que vai assumir esta responsabilidade”.

PT não vai participar da mesa diretora na Assembleia

 A Executiva Estadual do PT definiu que não fará parte da próxima mesa diretora da Assembleia e também não deve apoiar nenhum nome. Apolinário explica como a direção avalia a participação do deputado Elton Welter na mesa diretora e o porquê não participarão deste processo.

 

Acompanhe a entrevista completa em vídeo.

Bloco 1 e Bloco 2

Sem nome %281144 x 250 px%29