Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

É preciso mudar a política de importação do trigo, diz Nogueira

Em entrevista exclusiva a Casa de Notícias, o Chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), João Luis Raimundo Nogueira, fala sobre o desenvolvimento da safra de verão, mais especificamente nas culturas de soja, milho e trigo; do comércio do trigo e mudanças na Secretaria.

09/12/2010 - 19:12


Para Nogueira falar sobre a agricultura é sempre um prazer ainda mais neste momento, onde os preços estão bons e os produtores estão podendo negociar. Para o próximo ano, as expectativas de boas negociações continuam no primeiro semestre.

Clima

O clima está se comportando acima da expectativa dos produtores. A safra de milho, mas principalmente, a de soja, está dentro da expectativa inicial de produzir 1,4 milhão de tonelada do grão na região de abrangência do núcleo de regional de Toledo. “São grandes as expectativas. Os preços estão bons e acima das médias históricas. A expectativa é os preços se mantenham no primeiro semestre em 2011, quando verificamos os valores no Mercado Futuro para o mês de março. Realmente os produtores estão podendo fazer bons negócios neste ano”.

Avaliação

Com relação ao desenvolvimento da safra na região, Nogueira avalia que o Paraná está privilegiado, devido ao bom tempo, os produtores plantaram na época ideal tanto o milho como a soja, porém está avaliação é diferente a nível nacional. O Chefe do Núcleo Regional contou que no Rio Grande do Sul o plantio está atrasado, pois devido aos problemas climáticos os produtores ainda não conseguiram semear. Enquanto no Paraná algumas lavouras estão na fase de floração. “Estes fatores influenciam os preços futuros. O mercado trabalha com todas estas informações e afeta positivamente nos preços futuros da soja. Isto permite que os produtores do Paraná – que estão tendo o clima favorável – façam alguns negócios futuros para se proteger de alguma oscilação no futuro. Acredito que isto não deve acontecer nos primeiros meses do próximo ano de 2011”.

Comércio do trigo

Segundo Nogueira, o valor de negociação da soja e do milho está dentro do esperado. No entanto, quando se faz uma analise da safra do trigo é diferente. “O caso do milho se for verificar as informações atuais no mercado internacional encontramos problemas com relação a safra de trigo nos países produtores, entre eles os climáticos. Está é uma variável que está dando suporte para o preço do milho no mercado internacional. Atualmente, o valor do milho avançou no mercado internacional. Em Chicago atingiu patamares elevados. Assim, aumentam as exportações. Por sua vez, o trigo é um alimento substituto do milho e como a safra de trigo passa por problemas nos países produtores, o preço do trigo no mercado internacional está subindo. No Brasil, na nossa região, se procurar o preço do grão no mercado físico, está sem preço. Isto acontece porque estamos abastecidos de trigo. O país vizinho, a Argentina, é um grande fornecedor de trigo para o Brasil. Internamente, o Brasil que importa até 60% daquilo que consome, poderia produzir mais trigo para o seu abastecimento. Esta situação deve ser mudada, mas se alterar a política de importação, ou seja, temos que importar trigo a partir da produção e não o contrário”.

 

Assista o vídeo aqui.

Sem nome %281144 x 250 px%29