1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Bolo preparado com tilápia dobra o valor de nutrientes

Nesta sexta-feira (10), técnicos do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, realizaram uma análise sensorial com aproximadamente 20 crianças da 3ª série da Escola Municipal Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler. A análise sensorial foi realizada com bolos de chocolate e cenoura acrescidos de tilápia. As crianças no geral aprovaram a degustação, portanto o resultado da análise científica deve sair nos próximos dias. A experiência deve ser realizada em outras escolas.

10/12/2010 - 17:51


A nutricionista do GEMAq, Juliana Veit, explica que devido a região ter um bom desenvolvimento na aquicultura, os pesquisadores realizam estudos para desenvolver produtos à base de peixe. Durante os experimentos, os técnicos observam que o consumo é menor com relação a quantidade de peixe produzida na região. “A nossa proposta é incentivar as crianças a comerem alimentos com peixe e difundir para a família. Para isso, em parceria com a Prefeitura de Toledo será inserido o peixe na merenda escolar”.

Julina disse que atualmente, o consumo de peixe por brasileiro é de 8 kg/ano e se comparado com a média mundial (15 kg/ano) ou da China (20 kg/ano) este número é pequeno. “Vamos incentivar este consumo partindo das crianças. Desenvolvemos várias receitas, escrevemos um livro para as merendeiras para que elas possam fazê-los na escola. No final do ano passado o prefeito Schiavinato participou de uma degustação e na época demonstrou interesse pelo projeto. Neste mês, capacitamos as merendeiras e as profissionais da Cozinha Social de Toledo, para que elas aprendam a preparar este peixe de uma maneira fácil. Ainda existe um certo preconceito com o pescado com relação ao preparo e cheiro, porém as cozinheiras perceberam que isto não é verdade”.

Produtos

Juliana comenta que outros produtos são desenvolvidos pelo grupo, entre eles: arroz e farofa nutritiva, escondidinho e lasanha de peixe, cookies, entre outros. “E só ter criatividade e fazer testes. É preciso adaptar até chegar a um produto que não apresente gosto ou cheiro de peixe. Na análise centesimal (análise dos nutrientes) percebemos que há um aumento de proteínas, minerais e vitaminais. Exemplo: O bolo de chocolate é um produto rico em carboidrato (açúcar e farinha) que é complementado com nutrientes. Um bolo normal apresente 5,85g de proteína e com o acréscimo de peixe aumenta para 10.98g. É um alimento gostoso e altamente nutritivo”.

 

 

Merenda Escolar

Segundo Juliana Veit, no final deste ano, as nutricionistas da Prefeitura de Toledo vão licitar os peixes para que em 2011, o peixe esteja incluído na merenda.

Sem nome %281144 x 250 px%29