1144x150 %284%29

GERAL

Discursos emocionados marcam solenidade de Cidadania Honorária e Medalha Willy Barth

Foi regada a emoção a solenidade oficial da entrega da Medalha Willy Barth e o Título de Cidadania Honorária do município de Toledo na noite desta sexta-feira no Teatro Municipal. Entre os discursos mais emocionados, destaque para o do promotor José Roberto Moreira (cidadão honorário) e desportista Anita Ines Klemann (Medalha Willy Barth) no momento em que um breve histórico de atuação de cada um foi lido.

 

11/12/2010 - 09:31


 

As honrarias marcam o inicio das atividades de comemoração de aniversário da cidade de Toledo, celebrado na próxima terça-feira (14).

 

Na edição deste ano o título de Cidadão Honorário foi para o vice-governador eleito Flávio Arns – que não pode participar da cerimônia - ao promotor José Roberto Moreira, ao empresário da rede de lojas “Kelli” Levino Passarinho de Oliveira e ao líder comunitário e religioso, João Furtado.
A medalha Willy Barth foi para a educadora Ignez Simioni Conti, o desportista Renato Lemes da Silva, ao líder comunitário Atílio Donato Dalla Costa e a técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica, Anita Ines Klemann.

 

O título de Cidadania Honorária é um reconhecimento público de personalidades não toledanas que contribuíram para a promoção e desenvolvimento da cidade e das pessoas que aqui moram. A medalha Willy Barth é oferecida a cidadãos que tiveram destaque em suas atuações. Veja as imagens do evento em foto e vídeo, aqui na Casa de Notícias.

 

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

FLÁVIO ARNS
Descendente da família Arns definitivamente cunhou os valores, as escolhas e a naturalidade com que Flávio Arns conduziria sua vida pública, atraído pelos desafios de áreas essenciais sob qualquer aspecto: Educação, Saúde, Assistência Social e Trabalho. A família alemã – da união de Osvaldo Arns com Terezinha Mohr Arns – completou-se com oito filhos. Flávio José, o terceiro, nasceu em 9 de novembro de 1950, em Curitiba. Graduou-se simultaneamente em Direito, pela Universidade Federal do Paraná e em Letras - Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Casado com Odenise Teresinha Arns e pai de dois filhos: Osvaldo e Caroline. Fez Mestrado em Letras, na UFPR, onde é professor desde 1974, e conquistou o título de Ph.D. em Linguística pela Universidade Northwestern, Estados Unidos. De volta ao Brasil, em 1980, manteve-se fiel ao ideal de lutar por melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência e por saúde, educação, trabalho e promoção social para todos.
O ingresso na vida política aconteceu em 1990 e desde então não parou mais. Foi eleito Senador em 2002, pôde ampliar a sua área de atuação e representatividade. Desde então, tem sido incansável na busca de soluções para os problemas do Paraná, defendendo recursos financeiros para projetos sociais de educação, saúde, assistência, geração de emprego e de renda, agricultura. No Senado, presidiu a Comissão de Educação, Cultura e Esporte e a Subcomissão de Ciência e Tecnologia; foi vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), atualmente preside a Subcomissão de Assuntos Sociais das Pessoas com deficiência, é membro titular das Comissões de Assuntos Sociais; Educação, Cultura e Esporte; Meio Ambiente, Agricultura e Reforma Agrária; e das Subcomissão de Saúde e do Idoso. Na área da Saúde apresentou projeto de lei 338/2007 que obriga o Governo Federal a conceder medicamentos de alto custo necessários ao restabelecimento da saúde independentemente das tabelas do SUS. Articulou e negociou com o Ministério da Saúde o credenciamento junto ao SUS de entidades que atendem pessoas com deficiência intelectual, o que hoje acontece em mais de 230 municípios do Estado do Paraná e em vários outros do país, representando o ingresso, para o Paraná de cerca de 30 milhões de reais por ano.
Com destaques também na área da pessoa com deficiência física e reconhecido por abarcar as causas trabalhadoras.Hoje, Flávio Arns é considerado legítimo representante das Entidades do Terceiro Setor no Brasil, constituído por organizações sem fins lucrativos e de interesse público e soma 20 anos na vida político-partidária. Uma trajetória de idealismo, somado à competência, honestidade e coragem.
JOÃO FURTADO
 João Furtado nasceu em Leopoldina/MG, em 23 de outubro de 1918, e é filho de Amélia de Oliveira Furtado e Francisco Rodrigues Furtado. Desde de criança, foi extremamente dedicado a tudo que fez. João Furtado estudou na cidade de Ipanema/MG nos anos de 1925 a 1929, concluindo o quarto ano primário.
Em 1942, casou-se com Alice Rodrigues Furtado na Igreja Presbiteriana de Ipanema. O casal teve oito filhos.
Em 1977, chegou a Toledo, no Bairro da Boa Esperança, em Toledo. João Furtado morou em vários bairros toledanos, entre eles Pioneira e Vila Paulista. Hoje, reside na rua Getúlio Vargas, 388, no bairro Boa Esperança. João Furtado é Diácono da Igreja Batista há 71 anos.
Exerceu diversas atividades para dar sustento e formação para seus filhos. Seguindo o exemplo dos pais, sempre com humildade, tinha ativa vida em comunidade e, assim que chegou, procurou conhecer as famílias que participavam da sua religião, a Igreja Batista. Havia poucas famílias e ainda não existia a Igreja, mas apenas uma pequena Congregação. Em conjunto com as outras famílias, foi um dos pioneiros que fundaram a Igreja Batista em Toledo, até hoje localizada na Rua dos Pioneiros, na Grande Vila Pioneiro, contando atualmente com um grande número de membros.
Criou todos os filhos como membros da Igreja e a grande maioria deles, assim como netos, bisnetos e tatarenetos, participam ativamente da comunidade. Baseado em seus princípios e ensinamentos, constituiu uma grande família que continua contribuindo para o progresso de Toledo.
É por estas e muitas outras razões que o Senhor João Furtado, aos 92 anos de idade e gozando de plena saúde, merece ser condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Toledo e, a partir do nosso reconhecimento, tornar-se filho desta terra.
LEVINO PASSARINHO DE OLIVEIRA
Levino Passarinho de Oliveira é empresário, natural de Congoinhas, Estado do Paraná, onde nasceu em 30 de novembro de 1962, filho do casal Lázaro Passarinho de Oliveira e Conceição Paulina de Jesus, falecidos.
Em 03 de setembro de 1983 casou com Edna Santos de Oliveira, com quem teve três filho. Mudou-se para Toledo em busca de novas oportunidades para sua carreira profissional, juntamente com a família, onde chegou em 1989.
Abrem a primeira loja Kelli na Vila Pioneiro, que tinha aproximadamente 50 metros quadrados, e surge ai uma nova etapa dos empreendimentos da família.
Hoje Levino conta com 3 lojas em 2 cidades com uma equipe de mais de 100 funcionários amparada na visão de Trabalhar na busca da excelência. Mantendo uma estrutura racional com eficácia e efetividade, formada por colaboradores competentes, motivados e valorizados.
JOSÉ ROBERTO MOREIRA
No dia 03 de outubro de 1973, na casa de Saúde Hospital São Paulo, em Cianorte, Paraná, nasceu o brasileiro José Roberto Moreira. Logo que sua mãe Aparecida de Lourdes de Oliveira Moreira ganhou alta médica foi levado para sua residência, na zona rural do Município de São Tomé, Paraná, onde sua família trabalhava na lida do café.
Após muito estudo na tranquilidade da lavoura, em vestibular, a UEM considerou o adolescente José Roberto Moreira suficiente. No dia do resultado do vestibular foi uma grande choradeira. A faculdade foi muito boa. Talvez foi o melhor aluno do curso de graduação em Direito da UEM, na sua turma, pelo menos o histórico escolar conta esta história. A vida urbana foi conhecida pelo jovem rural, o que só reforçou seu fascínio pelo campo. Terminada a faculdade, a roça voltou a ser sua casa. Era “Doutor” mas não tinha profissão. Seus companheiros de estrada eram os livros, único modo de alcançar seu sonho, construído nos aulas da faculdade: um dia tomar posse no cargo de “Promotor de Justiça”.
Nessas andanças até ameaçado de morte foi, mas nada tão grave que viesse a impedir a luta. Logo que se estabeleceu em Toledo uniu-se com sua companheira Juliane Pereira Leonarde. Tiveram um lindo filho, José Augusto Leonarde Moreira. A vida vai e a vida vem.
O homem José Roberto Moreira logrou atingir o cargo de Professor Universitário. Professor de Direito na UNIPAR local. Resolveu estudar novamente, especializou-se em “Políticas Públicas” pela UNIOESTE e agora é aluno do mestrado em Ciências Sociais, também pela UNIOESTE. O paradoxo é que a vida toda foi aprender na escola pública, mas agora ensina na escola privada. Hoje José Roberto Moreira é um toledano adotado. Bom porque segundo a lei o adotado tem os mesmos direitos do filho legítimo.
IGNEZ SIMIONI CONTI 
Ignez Simioni Conti, nascida em Guaporé-RS, em 21 de maio de 1930. Cursou o ensino primário no Escola Independência, Distrito de Monte Vêneto, hoje, Cotiporã. Em seguida, o 2º ano ginasial. Mais tarde, quando professora, em período de férias, o Normal Regional. Em fevereiro de 1946, a pedido da comunidade de Linha Sessenta, prestou concurso para professor e, mediante aprovação, assumiu na escola daquela localidade. Isso mediante assinatura de seu pai, pois a mesma era menor de idade.
Na localidade não havia professor há dois anos, classe multiseriada, alunos de todas as idades (de 7 a 14 anos). Com a excelente orientação do secretário, teve um bom andamento. Em 1947, por insistência de outra comunidade (Linha Alegreti) que distava 2,5km da primeira Escola, onde havia 5 anos que o prefeito mandara fechar a escola, devido à violência escolar, assumiu mais aquela escola. Encontrou 33 alunos, todos analfabetos. Foi um desafio, mas superado. Naquele tempo havia a reunião mensal com todos os professores do município onde se entregava os movimentos, cadernos de alunos, discussão dos problemas e era elaborado o plano para o mês seguinte. Em 1948 devido ao seu casamento passou a lecionar na Escola da localidade onde iria morar, Linha Emília, na Escola denominada Osvaldo Cruz. Ali exerceu durante 3 anos, classe multiseriada.Em 2003 e parte de 2004, na Ação Social São Vicente de Paulo, exerceu, como voluntária, dando reforço escolar à alunos de 4ª e 5ª séries que vinham dos bairros da cidade. Depois, por falta de saúde, alheio à sua vontade, teve que encerrar essa abençoada missão.
ATÍLIO DONATO DALLA COSTA
Nascido na cidade de Veranópolis – Rio Grande do Sul, em 16 de dezembro de 1916, mudou-se para Concórdia – Santa Catarina onde casou-se com Maria Margarida Giordani Dalla Costa em 25 de julho de 1953, deste casamento nasceram dez filhos, seis em Concórdia e quatro em Toledo.
Sendo comerciante na Cidade de Concórdia à época do desbravamento do Oeste do Paraná, veio com a família para este município em 1960, onde de forma pioneira, criaram raízes no ramo do comércio e da agricultura de Toledo.
Pessoa admirada por todos por sua dedicação ao trabalho, aos amigos e à família, e também pela sua seriedade, honestidade e compromisso com o desenvolvimento dos setores onde atuou, o Senhor Atílio, pessoa alegre, simples e de caráter irretocável, sempre pronto a servir, é referência a todos os toledanos por essas características de sua história. .
Seu Atílio, personalidade forte, mas com um coração doce, conhecido pela sua bondade e generosidade, pessoa simples e humilde, onde procura viver com intensidade, marca registrado de quem o conhece.
Desta forma, em se tratando de pessoa de índole ilibada, pai de família, marido e cidadão comprometido com o desenvolvimento do seu município, é a presente uma forma de reconhecimento por parte deste vereador e desta Casa de Leis pelo amplo trabalho e dedicação do ora homenageado à todos estes aspectos.
 RENATO LEMES DA SILVA
 Renato Lemes da Silva, nascido na cidade de Taquari, Estado do Rio Grande do Sul, filho de Anarolino Lemes da Silva. Vindo de uma família de nove irmão, sempre batalhou pelos seus ideais.
Sua trajetória foi a seguinte: Vice campeão juvenil no ano de 1987 e vice campeão da 2ª divisão no Campeonato Amador também no ano de 1987.
De lá para cá o Time do Comercial sempre se fez presente no Campeonato Amador e é atual campeão juvenil. Hoje estão classificados o amador e juvenil para as quartas de final deste ano.
O Campeonato Amador não teria o mesmo brilho se não contasse com a presença do incansável treinador, técnico, torcedor apaixonado Senhor Renato.
Deixamos aqui o nosso respeito e gratidão a esse cidadão do bem, amante do futebol toledano.
Continuaremos torcendo para que seus sonhos sejam alcançados por amor ao futebol e a nossa cidade.
Aguardamos a deliberação soberana do Plenário desta Casa de Leis para confirmação do ato, que culminará com a outorga, mediante lei, da homenagem no próximo mês de dezembro, acolhendo, assim, indicação dirigida à Câmara Municipal pelo Vereador Rogério Massing.
ANITA INES KLEMANN
Nasci em Realeza –PR no dia 31 de março de 1966. Trabalhei na agricultura ate os 12 anos e depois mudei para a cidade para trabalhar de baba, 1982 vim pra Toledo trabalhar de domestica e estudar, fiz o curso técnico em agropecuária no colégio Presidente Castelo Branco.
Em 1989, me formei e Educação Física na Unioeste, na cidade de Marechal Cândido Rondon, fiz Pós Graduação em Ciência e técnica em Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro.
Tenho duas filhas: Karen Yolanda Klemann de Oliveira e Jessica Terezinha Klemann de Oliveira.
Em 1990 implantei o projeto de ginástica rítmica na cidade de Toledo.
Como técnica de Ginástica rítmica, fui inúmeras vezes campeã brasileira nas categorias, pré infantil, infantil, juvenil e adulto.
Por 8 anos consecutivo ganhamos o troféu eficiência de melhor equipe de ginástica rítmica do Brasil.
Fui duas vezes Campeã Pan-americana na categoria infantil, nas cidades de Brasilia-BRA e Guatemala-GUA e três na categoria juvenil sendo em Miami- EUA e Toronto-CAN. Hoje , atual técnica da Seleção brasileira individual de ginástica rítmica.

 

 
 
 
 

 

 

 

 

 
Sem nome %281144 x 250 px%29