Img 3650

GERAL

Socióloga toledana participa de 40ª Cúpula Social do Mercosul

A socióloga, Moema Viezzer, é a representação de Toledo no encontro que reúne em Foz do Iguaçu a chamada cúpula dos presidentes do Mercosul. Moema tem espaço para falar e debater ações que objetivam a transformação de um Mercosul sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental na chamada Cúpula Social do Mercosul. “Acreditamos que é possível a viabilidade de um Eco-sócio-Mercosul e está é uma excelente oportunidade de envolver atores sociais e trabalhar este tema. Participam em Foz do Iguaçu ao menos 13 presidentes de toda América Latina que juntos com os do Mercosul podem tomar decisões importantíssimas neste aspecto”, destacou.

16/12/2010 - 12:35


O tema neste ano da Cúpula Social é a integração e participam lideranças sociais de todo o Mercosul. A programação desta atividade encerra nesta quinta-feira no Parque Tecnológico de Itaipu. Participam do encerramento desta atividade 13 presidentes (Cúpula Ñandeva). A Cúpula dos Presidentes segue até amanhã e nela participa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula afirmou que com isso encerra suas participações em eventos de caráter internacional como presidente. A presidente eleita, DIlma Rousseff acompanhou Lula na 40.ª Cúpula dos Presidentes do Mercosul, que reúne em ambientes comuns os presidentes dos outros três paises que compõem o bloco, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em pauta assuntos como o fortalecimento e engajamento do bloco econômico.

Para Moema, conciliado aos debates econômicos, deve ser incorporados e concebidos os aspectos social e ambiental. “Sabemos que a união de esforços pode tornar isso possível”, reforçou. Moema encerra sua participação no encontro ainda nesta quinta-feira.

Nesta sexta uma nova reunião marcará o encontro entre os presidentes dos países do Mercosul e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O assunto a ser tratado é a possível entrada da Venezuela no bloco. O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que assume a presidência rotativa do Mercosul no lugar de Lula, se diz favorável à medida, apesar do Congresso do país vizinho se mostrar contrário à união.

Tanto a Cúpula de Presidentes quanto a Social fazem parte da programação conjunta do evento que é realizado de dois em dois anos.

Sem nome %281144 x 250 px%29