Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Prefeito recebe visita de artistas plásticas

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, recebeu nesta quarta-feira (29), a visita das artistas plásticas coordenadoras do projeto que foi transformado em livro “Edificações de Madeira em Toledo – Memórias”, Cassy Campos e Luiza Moreira, acompanhadas das também artistas plásticas colaboradoras do projeto Marli Bombardelli e Selma Maia.


29/12/2010 - 16:12


O livro foi produzido por alunos do curso de pintura e desenho do Ateliê “Cassy Ponto da Arte”, durante os anos 2005 e 2006, porém apenas este ano as artistas conseguiram finalizar o projeto. As artistas presentearam Schiavinato com um exemplar do livro que conta, através de textos e pinturas feitas por artistas alunos do ateliê, um pouco das memórias de edifícios construídos em madeira - a maioria já inexistente - em nosso município. “Para fazer o livro, os artistas reproduziram de forma fiel alguns estabelecimentos em madeira do município, e para isso foi feita uma consulta em fotos, infelizmente muitas estavam deterioradas, a pintura é então, uma maneira de eternizar essas edificações”, afirma Cassy.

Conforme Luiza a primeira edição do livro teve uma tiragem de aproximadamente 2.000 exemplares. “Devido ao apoio do Ministério da Cultura, todas as bibliotecas estaduais terão ao menos um exemplar do livro. A biblioteca nacional do Rio de Janeiro também já adquiriu o livro. Todas as bibliotecas municipais do Paraná também terão exemplares disponíveis para consulta”, afirma. “Fico muito feliz ao saber que o livro está contando a história de Toledo não só no Brasil, mas muitas pessoas já compraram o livro e presentearam parentes e amigos que moram fora do Brasil, como Japão, Canadá, Estados Unidos, dentre outros”, complementa.

De acordo com Cassy, o lucro da venda dos livros serão revertidos em bolsas de cursos no ateliê, para crianças que não tem condições de pagar o curso. “Da tiragem, já foram distribuídos aproximadamente 800 livros. Com a venda deles, iremos fazer uma seleção em escolas públicas municipais e estaduais para a distribuição das bolsas”, afirma.

“A prefeitura irá fazer uma compra de aproximadamente 150 exemplares do livro para distribuir nas bibliotecas municipais, do Centro e Vila Pioneiro e nas bibliotecas das escolas. Parabéns pelo regate histórico do município no livro”, complementa o prefeito.

 

“Levamos cinco anos para produzir o livro, 38 pessoas colaboraram pintando, desenhando, em mosaico, dentre diversas outras manifestações das artes plásticas reproduções de diversos estabelecimentos que havia no município na infância deles, como hotéis, igrejas, armazéns e casarões”, explica Luiza.  

 

Os livros estão à venda nas livrarias no valor de R$ 45 e o pacote com cinco unidades fica no valor de R$ 160.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29