1144x150 %284%29

GERAL

2010 foi um ano atípico para a Secretaria, diz Pape

O ano de 2010 está se encerrando é o momento dos secretários avaliarem as atividades e planejarem ações para 2011. A Casa de Notícias esteve com o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, que falou das conquistas e dos desafios deste ano, além das ações para 2011.

30/12/2010 - 16:01


O secretário considerou este ano atípico, devido o período de seca entre julho e início de setembro. Isto fez com que alguns projetos desenvolvidos na Secretaria sofressem um pouco as contingências do clima. No entanto, de uma forma geral, os projetos foram todos atingidos e a Secretaria está com as metas praticamente cumpridas.

Inseminação Artificial

O primeiro programa desenvolvido, neste ano, citado por Pape é o de inseminação artificial. Segundo ele é um programa com 27 condomínios de agricultores dentro do Município. A Secretaria ainda atende em torno de 370 produtores de leite, os quais são feitos aproximadamente 40 mil inseminações artificiais para estes agricultores, o que gera ao Município uma produção de 67 mil litros de leite por dia, considerando que Toledo é a 5ª maior bacia leiteira do Paraná.

Fruticultura

O Programa de Fruticultura é formado por 18 produtores. Em 2010 foi realizada a primeira colheita. Conforme Pape, foram colhidas aproximadamente 30 toneladas de maçã. Para 2011, a expectativa é que sejam colhidas 180 toneladas de maçã. “O programa visa fornecer parte da produção da maçã como sobremesa para os restaurantes populares e escolas. Em 2011 devemos implantar uma câmara para recebimento e estocagem desta fruta e o equipamento para a classificação. Também iniciamos o programa de produção de uvas. São uvas específicas para a produção de suco de uva. A bebida será fornecida para os restaurantes populares e para a merenda escolar. A ideia é que no ano de 2013 teremos a implantação total que se produza 300 mil litros de uva para atender esta demanda”.

Compra Direta

O secretário de agricultura e abastecimento, Eloir Pape, disse que o Programa Compra Direta foi prejudicado este ano. Ele explica que isto aconteceu devido o convênio ter encerrado em dezembro de 2009 e o Ministério somente liberou recursos em setembro de 2010. “De fevereiro a agosto a Prefeitura bancou os restaurantes populares, porque não existia a contrapartida. Mas a partir do momento em que saiu a contrapartida veio uma verba de R$ 1,350 milhão para um período de 18 meses. O Programa segue até abril de 2012 assinado com o Ministério e o dinheiro já está na conta. O Programa atende a compra de carne bovina e suína. As carnes são abatidas nos frigoríficos e a inspeção é realizada em Toledo. Depois são repassadas para a cozinha. Também há a compra de olerícolas dos produtores do Município. A Secretaria ainda compra da agricultura familiar em torno de 30% que é destinado para a merenda escolar”.

Olericultura

O secretário lembra que o Município teve algumas perdas na olericultura. Ele comenta que o dinheiro deveria ter sido liberado em março, porém no mês de junho a produção de repolho, cenoura, alface estava concluída e não havia dinheiro para comprar. “O que os agricultores não conseguiram vender nos supermercados da cidade, nas feiras livres serviu de alimento para o gado de leite”.

Metas

Segundo Pape, para 2011, as metas para a Secretaria são: no condomínio de inseminação artificial é atingir em torno de 45 mil inseminações; aumentar a produção de leite para 70 mil l/dia; dentro da compra do programa de aquisição de alimentos em torno de 8 mil refeições/dia para a merenda escolar e 1500 refeições/dia para os restaurantes populares. “Para isso, a Secretaria está se estruturando para satisfazermos todas as exigências. Também temos o programa de piscicultura que estamos terminando mais um levantamento com a equipe do Instituto Água Vivo (IAV) é pretendemos colocar filé de tilápia nos restaurantes populares, ao menos uma vez a cada 15 dias. E juntamente com o IAV também está se fazendo uma pesquisa quanto ao consumo de polpa de peixe na merenda escolar. Isto vai alavancar um pouco mais a piscicultura no Município. As metas estão traçadas para o próximo ano”.

 

Da Ass

Sem nome %281144 x 250 px%29