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Marcas aderem a fidelização de cliente por meio de inteligência artificial

Tecnologia permite às empresas conhecer os gostos individuais de clientes e criar benefícios que gerem retorno de investimento.
11/07/2018 - 15:38


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Em 2017, os programas de fidelidade cresceram em 25,2% em relação a 2016. Isso significa que mais de 110 milhões de pessoas se inscreveram para receber as novidades e promoções das marcas que gostam, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), que contabilizou apenas dados de seus associados. Estes números mostram a importância do foco que as companhias devem dar aos seus clientes.

Segundo indicadores da associação, adultos entre 26 e 40 anos são os que mais interagem com esse tipo de relacionamento oferecido pelas empresas. “A partir da idade sabe-se que essas pessoas estão conectadas. Aliás, hoje é difícil alguém em qualquer idade não estar. Mas tendo esse conhecimento, atinge-se mais assertivamente o cliente”, comenta Luis Borba, da OPA TECH. Para o executivo, o programa de fidelidade bem executado e com tecnologia de nível global oferece uma experiência que encanta o cliente e aumenta a percepção de valor do benefício.

A Bombay, marca forte no ramo de especiarias, ervas e pimentas, enxerga que suas estratégias de relacionamento com o cliente precisam englobar a presença digital. Além de focar na variedade de produtos oferecidos, sendo que 70% deles são importados, a marca inova também nos pontos de contato com seus clientes. Ela está em prontidão em suas redes sociais para tirar as dúvidas do consumidor e lança em meados de agosto um aplicativo para oferecer um clube de fidelidade aos fãs de tempero de alta qualidade.

O objetivo da Bombay é continuar com a tradição de produtos excelentes e mostrar que não está ultrapassada em outras frentes. “Atualizamos o e-commerce em junho deste ano e para nos aproximar do público estamos empenhados no desenvolvimento de um app que trará muitos benefícios aos nossos clientes”, conta Sthefano Linguanotto, executivo da Bombay. “A estratégia começa a ser implementada em São Paulo e depois irá para outras cidades e estados”, adianta Linguanotto.

Com o aplicativo a empresa busca a aproximação com os clientes, que ao atingir a determinada pontuação pode ganha jantar em restaurantes parceiros da Bombay ou até ter uma aula com um chef renomado. “Não procuramos por ação de curto prazo. Queremos construir uma relação com o nosso cliente e fazer com que ele seja um influenciador da marca”, conclui o executivo.

A tecnologia na fidelização

Para Borba, fidelizar é um investimento e não um gasto, o retorno é vantajoso e essa ação de marketing aliada a tecnologia de ponta, como a inteligência artificial, é acertar em cheio o que o cliente quer. Além de já ser comprovado que manter um cliente é mais barato do que atrair outro, o relacionamento estabelecido permite que a companhia conheça melhor seus consumidores e possa oferecer as melhores promoções e benefícios. Por meio da IA é possível estabelecer os gostos individuais muito mais rápido do que uma pessoa pode fazer sozinha e, além do lucro atingido ao longo prazo, existe também a economia na compra dos produtos e redução no descarte de produtos vencidos.

 

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