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Estudo revela: vendedores brasileiros são os mais rápidos do mundo

Pesquisa do Pipedrive mostra que, globalmente, empresas com as melhores performances de venda preferem utilizar formatos mobile para gerir seus pipelines de venda
10/08/2018 - 12:26


A empresa Pipedrive Inc (www.pipedrive.com), software de pipeline e CRM para empresas empreendedoras, realizou uma análise anônima de mais de 70.000 times de venda ao redor do mundo. A pesquisa é feita anualmente e tem o objetivo de destacar as melhores equipes de venda e o motivo do sucesso de cada uma.

Por mais difícil que seja fazer uma análise geral que englobe diversos setores e países, o Pipedrive concluiu que times com as melhores performances de venda tiveram uma taxa de conversão típica de  37%, fechando acordos com clientes em um período médio de 36.5 dias. Comparado à empresas com baixa performance de vendas, a conversão é de 4.95%, levando cerca de 56.62 dias para fecharem o negócio.

De acordo com a análise da empresa, times de venda brasileiros são os mais rápidos do mundo, fechando acordos em uma média de 28 dias, seguidos pelos sul-africanos e chilenos. Já vendedores europeus levam mais tempo para fechar seus negócios. Os mais lentos são os da Bélgica, que podem chegar a 56 dias de negociação, enquanto os holandeses atingem a marca dos 50 dias para fechar um negócio. Tanto o Reino Unido, que leva 46 dias para concluir um negócio, e os Estados Unidos, com um prazo de 44 dias, estão mais para o fim do ranking.

O que está por trás da velocidade na performance do Brasil? Muitos vendedores ficaram um tanto quanto surpresos com a liderança do país na análise, já que os brasileiros acabam dando ênfase a um estilo amigável de vendas que, muitas vezes, pode fazer com que as conversas de desvirtuem e tomem diferentes rumos além das vendas.

No entanto, os brasileiros reconhecem que, se não fecharem o negócio de forma ágil, outra pessoa será ainda mais amigável e persuasiva e acabará ganhando o negócio. A competição é extremamente acirrada e, por isso, influencia a forma como as pessoas fazem vendas no país.

Sobre os dados coletados, o Pipedrive também encontrou semelhanças interessantes entre os  times líderes do ranking, independentemente da indústria ou país nos quais atuam. Por exemplo, em todos os países, resultados mostram que empresas com uma baixa conversão conduziram 30% mais atividades do que as com uma alta performance. Isso significa que times com um melhor desempenho estão atingindo melhores resultados fazendo menos. Companhias com uma alta performance, que têm foco na priorização, geralmente adicionam apenas metade de suas prospecções ao seu pipeline, porém acabam fechando o dobro de negócios.

Os dados coletados sugerem que o segredo não é apenas trabalhar duro, mas sim de forma inteligente. Abrir muitas frentes de trabalho raramente trará os resultados que vendedores precisam e ainda irá consumir todo o tempo, afetando o processo, análise e execução de prospecções que possam estar à beira de uma conclusão. Ao eliminar essas fases e atividades que não geram resultados, vendedores podem dedicar seu tempo às tarefas mais efetivas no processo.

Outro fato interessante é que times de vendas com performances mais altas estão fazendo um uso muito maior de versões mobiles na gestão em seus pipelines quando comparados a empresas com performances mas baixas. Equipes com performance acima da média aumentaram sua atividade mobile em 33%.

O sucesso em vendas pode frequentemente se resumir a fundamentos de registros exatos e sempre tomar nota de tudo. Ter todos os pontos a serem abordados durante uma prospecção de venda pipeline de CRM até o fim da interação, leva a equipe a pontuar todas as mensagens corretas no momento certo, auxiliando na conclusão do contrato.

"Nós realizamos a nossa avaliação global de vendas para ajudar equipes a aprenderem quais as melhores práticas, técnicas, ferramentas e tecnologias a serem ser utilizadas em cada região e setor de negócios. Enquanto o segmento de vendas cresce naturalmente em âmbito global, o sucesso pode acabar dependendo da expertise em lidar com diversos mercados ao mesmo tempo de forma sutil", afirma Timo Rein, CEO e Cofundador do Pipedrive.

Sobre o Pipedrive

O Pipedrive é a ferramenta preferida para a gestão de vendas de empresas em crescimento - a plataforma de CRM que torna as vendas mais simples. O Pipedrive mantém tudo em movimento, evita que tarefas sejam esquecidas e acaba com o tédio do trabalho administrativo. Além disso, garante que as atividades de vendas sejam objetivas, ambiciosas e realistas. Atualmente, mais de 70.000 clientes em 170 países e em mais de 100 nichos de mercado usam o software premiado do Pipedrive para gerenciar os seus processos de vendas.

Fundada por profissionais de vendas experientes, o Pipedrive foi lançado em 2010. É uma das empresas de SaaS em nuvem que mais crescem no mundo, tendo angariado USD 30 milhões em financiamento de investidores, incluindo Atomico, Bessemer Venture Partners e Paua Ventures.



Website: http://www.pipedrive.com