Banner topo divulga%c3%87%c3%83o

Compassion 857747 1920

DINO

Simpósio em Berkeley Law, na Califórnia, discute impactos de novas tecnologias no Direito

O “II International Law Symposium - Compliance and Technology Law”, que acontecerá de 21 a 23 de outubro de 2019, vai abordar questões fundamentais para os profissionais da área
12/09/2019 - 12:50


  • A1fc9a67 697a 41be b796 2bd0e0042580

O uso de tecnologia e inovação, que revolucionou o setor financeiro por meio das fintechs, chegou ao mercado do Direito. Um levantamento feito pela AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs) mostra que as startups jurídicas já formam um grupo de mais de 150 empresas no Brasil, país onde há cerca de 80 milhões de processos em tramitação - segundo relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça.

Se por um lado, a inovação tecnológica possibilita ganhos em produtividade e assertividade, por outro traz desafios relacionados à segurança, compliance e proteção de dados. Uma pesquisa sobre cibersegurança realizada pela Anbima, (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) junto a 177 instituições do setor, concluiu que 85% delas já possuem programas formais de identificação e avaliação de riscos, com ações de prevenção e proteção, monitoramento e revisões periódicas.

“Com a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial e Blockchain, essenciais para proteção de qualquer entidade que atue em ambientes digitais, aumenta a necessidade de discutirmos questões como privacidade, fake news, compliance, proteção de dados e regulação”, afirma Diogo Rais, advogado, professor e pesquisador em Direito Eleitoral, Empreendedorismo e Tecnologia.

Rais é um dos participantes do II International Law Symposium - Compliance and Technology Law, que acontecerá em outubro de 2019 na Berkeley Law School, uma das mais bem avaliadas universidades dos Estados Unidos na área do Direito.

A realização do simpósio faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas por Felipe Chiarello, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que visam promover o intercâmbio entre instituições de ensino reconhecidas em todo o mundo, estimulando novas pesquisas e produção de conhecimento.

Para Chiarello, “as novas tecnologias na área do Direito vão, cada vez mais, exigir atualizações constantes por parte dos profissionais, e a Academia pode contribuir de forma consistente com isso, apontando caminhos, propondo inovações e participando de forma ativa desse mercado em transformação.”

O II International Law Symposium - Compliance and Technology Law vai acontecer de 21 a 23 de outubro de 2019 na Berkeley Law School (Escola de Direito da Universidade da Califórnia), e está com inscrições abertas para Estudantes de Mestrado e Doutorado, Professores, Juízes e Promotores de Justiça do Brasil. Os participantes receberão Certificação Berkeley Law School.



Website: https://www.bleduc.com/events/ii-internacional-law-symposium-berkeley-usa