Banner topo divulga%c3%87%c3%83o

Compassion 857747 1920

DINO

Pioneira do Mindfulness no Brasil lança livro sobre os benefícios para o autoconhecimento, a prevenção e o tratamento de doenças

Mindfulness e Terapia Cognitivo-Comportamental traz para o leitor os bons resultados da aplicação do conceito de mindfulness e demais terapias para questões físicas e emocionais. Apesar de conter técnicas voltadas aos profissionais de saúde, o livro também pode orientar o público em geral sobre os caminhos para promover qualidade de vida.
18/03/2020 - 10:45


  • Ef8a70b1 fd14 426c 8974 b3696ab58373

O casamento entre conhecimento científico e a experiência prática da organizadora Isabel Weiss de Souza e de seus colaboradores faz de Mindfulness e Terapia Cognitivo-Comportamental, o novo livro da Editora Manole, um guia prático para profissionais de saúde e para o público de maneira geral. A obra mostra as aplicações de mindfulness para o autoconhecimento, a prevenção e o tratamento de doenças físicas e psíquicas e, consequentemente, para a obtenção de mais qualidade de vida. O conceito é baseado em técnicas que incluem meditação e outras dinâmicas, que promovem um olhar sobre si mesmo. "Trata-se de uma forma de se posicionar no dia a dia", explica a organizadora. "Mindfulness - que pode ser traduzido por atenção plena - tem origem no budismo, mas os programas que o incluem, na área da saúde, são laicos", explica Isabel.

Segundo Isabel, mindfulness nos coloca em contato com necessidades fundamentais. "Ele transcendeu os hospitais e as clínicas de psicologia porque é uma ferramenta voltada ao autoconhecimento e essa busca humana é cada vez mais constante. Mindfulness representa um resgate do olhar para dentro, para questões fisiológicas e emocionais, valores e propósitos, gerando um ciclo virtuoso."

Rico em depoimentos, o livro foi construído com base em relatos de pessoas - com ou sem diagnósticos específicos - que passaram por Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e mindfulness. "A obra apresenta casos de pacientes que se livraram do sofrimento, com resultados muito positivos para depressão, quadros de ansiedade ou de estresse, dores crônicas (como as fibromialgias), compulsões e abusos de substâncias, que se favoreceram com o uso das técnicas", diz Isabel.

A organizadora reforça que a manutenção, em longo prazo, das conquistas alcançadas por meio dos tratamentos convencionais é um dos grandes benefícios do mindfulness e da TCC. "Num país que é campeão mundial no consumo de ansiolíticos e contabiliza 12% da população com ansiedade, a busca por terapias que contribuam para o alívio dos sintomas psíquicos é uma necessidade real."

Ainda segundo ela, mesmo quem busca apenas autoconhecimento, sem queixas específicas, beneficia-se das mudanças internas promovidas.

Ainda segundo a autora, mesmo quem buscam apenas autoconhecimento, sem queixas específicas, se beneficia das mudanças internas promovidas.

Pioneirismo

Isabel Weiss foi pioneira no Brasil ao trazer o programa Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP), que inicialmente se aplicava a pacientes com comportamentos aditivos. Entretanto, em decorrência de seu caráter transdiagnóstico, o programa foi adaptado por ela para uma população de clínica geral.

Nos últimos 30 anos, Isabel vem adequando tanto a Terapia Cognitivo-Comportamental, quanto o Mindfulness, para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também para a iniciativa privada.

Isabel Weiss de Souza é psicóloga clínica, doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisou em seu Doutorado a viabilidade e a efetividade do programa Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) como adjunto ao tratamento do tabagismo na realidade brasileira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Terapias Cognitivas pela Universidade de São Paulo (USP), certificada em MBRP pela University of California, San Diego School of Medicine, nos Estados Unidos, e em MBRP Advanced Teacher Training pelo Centre for Addiction Treatment Studies, em Warminster, na Inglaterra. Isabel é fundadora da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas), afiliada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e diretora do Espaço Terapêutico Isabel Weiss Mindfulness.



Website: https://www.manole.com.br/