A partir da chamada pública Sebrae/PR Nº 001/2012, a entidade vai disponibilizar cerca de R$ 1,8 milhão para fomentar a inovação em pequenos negócios, que, por lei, faturem até R$ 3,6 milhões, por ano. Os projetos devem ser desenvolvidos por meio de parcerias estabelecidas entre empresários e instituições de ciência e tecnologia, fundações de apoio à pesquisa e incubadoras tecnológicas.
A chamada pública tem o objetivo de selecionar propostas apresentadas por entidades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. Cada instituição poderá apresentar até três projetos.
O mecanismo permite que tanto as entidades prospectem empresas interessadas em desenvolver novos produtos quanto empresários busquem as instituições paranaenses para que se candidatem a receber os recursos disponíveis na chamada pública.
O gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo, explica que a proposta é promover uma integração entre as entidades e empresários, que buscam apoio técnico para desenvolver produtos diferenciados.
"Muitas vezes, o empresário tem a ideia inovadora, mas não tem condições de desenvolvê-la, até pela falta de recursos e a falta da expertise, conhecimento que as instituições de ciência e tecnologia detêm. Assim, será possível fazer uma transferência do conhecimento, que, consequentemente, vai gerar valor para as empresas, para o mercado e para o desenvolvimento econômico do Estado."
A partir do lançamento da chamada pública, as entidades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação terão até 30 dias para inscrever os projetos, que passarão por uma análise de uma comissão, formada por especialistas em inovação. Os projetos escolhidos deverão ser desenvolvidos, no máximo, em 12 meses e deverão envolver os técnicos das instituições e os empresários.
De acordo com os termos do edital da chamada pública, cabe às entidades a responsabilidade de executar o gerenciamento físico e financeiro dos projetos, em parceria com os empresários. "Assim, será possível fortalecer a relação do desenvolvimento tecnológico em equipe e consolidar o processo de transferência de tecnologia", avalia Castanharo.
As instituições e empresas interessadas no apoio financeiro devem encaminhar os projetos para o site www.sebraepr.com.br. Além do envio por meio eletrônico, as propostas também devem ser postadas pelo correio, com a documentação exigida, conforme edital, para o endereço da sede do Sebrae/PR, em Curitiba, na Rua Caeté, 150, aos cuidados da Unidade de Inovação e Competitividade (UIC).
Ambiente transformador
Castanharo explica que a escolha de lançar a chamada pública Sebrae/PR Nº 001/2012 durante o evento Novas Idéias, Novos Negócios tem como objetivo reforçar a importância da inovação para as micro e pequenas empresas, como estratégia para aumentar a competitividade de pequenos negócios.
"No encontro, teremos a apresentação de produtos e processos inovadores, desenvolvidos por empresas paranaenses, a maioria de pequeno porte. Um espaço que mostrará as inovações para o mercado e que vai reunir empresários de diversos segmentos econômicos. E, a partir do conhecimento da chamada pública, os empresários convidados para o evento poderão buscar apoio para investir em projetos de novos produtos", sinaliza.
Da Assessoria
GERAL
Sebrae/PR apoia micro e pequenas empresas no desenvolvimento de novos produtos
O Sebrae/PR lança, nesta terça-feira, dia 21, uma chamada pública para apoiar, com recursos financeiros, empresários de micro e pequenas no desenvolvimento de novos produtos para o mercado. O lançamento será durante o evento Novas Ideias, Novos Negócios, encontro que apresentará, em Curitiba, produtos e processos inovadores desenvolvidas por cerca de 50 empresas do Paraná, a maioria de micro e pequeno porte apoiadas pelo PAPPE - Programa de Apoio à Pesquisa na Micro e Pequena Empresa.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade