Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

Parceria vai criar sala para grandes projetos

Uma parceria da Itaipu, Amop e Faciap vai criar um ambiente para a elaboração de projetos para acelerar a execução de obras consideradas fundamentais para o futuro do Oeste. A informação é do presidente de Itaipu, Jorge Samek, e foi dada no sábado durante plenária da Caciopar na Acime em Medianeira. A ausência de projetos tem sido um dos limitadores para que a região consiga ver concretizadas algumas de suas mais antigas reivindicações.

20/08/2012 - 11:51


Para uma plateia formada por líderes políticos e empresariais, Samek disse que em vários setores do governo há recursos para grandes obras, mas para consegui-los é indispensável contar com o suporte de bons projetos. Os entendimentos para a criação de um ambiente que dê suporte aos anseios regionais estão em estágio avançado, conforme o presidente de Itaipu. “Em pouco tempo, vamos contar com um importante instrumento de desenvolvimento à disposição das grandes lutas do Oeste”, garantiu.
Samek foi o convidado especial da plenária, a primeira sob o comando da nova diretoria da Caciopar, e falou sobre Visão estratégica para o Oeste e a Itaipu. “A hidrelétrica foi iniciada em uma época em que o Brasil era a China, com crescimento entre 10% e 12% ao ano. E também em um período em que o País importava 90% do petróleo que consumia. Agora, somos um país diferente, a sexta economia do mundo”. Apesar da força do turismo, Samek afirmou que a agroindústria é e será a grande impulsionadora do desenvolvimento regional e os próximos anos tendem a ser muito bons.
Gargalos
Os problemas estruturais que a região e o País ainda enfrentam são, de certo modo, naturais, conforme Samek. “São desafios habituais de uma nação em franco desenvolvimento, mas que precisam ser superados com bons projetos, trabalho e determinação”. O Oeste tem um trunfo que precisa ser ainda melhor trabalhado, conforme ele, que é estar em uma região de fronteira. Essa condição traz problemas, mas principalmente vantagens. “Precisamos aprender a potencializar isso. A boa vizinhança com a América do Sul é indispensável para o Brasil e o maior beneficiado é a região”, conforme Samek.
Integração
O presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, afirma que a proposta para otimizar resultados no Oeste é simples: “Trabalhar juntos para que possamos fazer a diferença. Agindo assim, todos só temos a ganhar”. E prosseguiu: “Somos o que somos pelo que temos feito. Os avanços virão com o trabalho articulado, com a atitude proativa, com a união e com o trabalho decidido”, afirmou.
O prefeito de Matelândia, Edson Primon, que representou a Amop na plenária disse que a região e o Estado experimentam um processo de amadurecimento e entendem que o trabalho conjunto é o melhor caminho para o desenvolvimento. Essa unidade, ressaltou o deputado federal Dilceu Sperafico, precisa ser empregada para tirar o Aeroporto Regional da prancheta. “Precisamos sim dessa obra, que virá para potencializar o desenvolvimento de uma das regiões que mais trabalham e produzem no Brasil”.
Para o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, somente com unidade é que a região e o Paraná conseguirão se tornar ainda mais competitivos diante dos cenários nacional e mundial. “Devemos trabalhar juntos e mostrar a nossa força para conseguir investimentos que há muito merecemos”. Para o presidente da Acime, Ricardo Zadinello, a soma de forças que a Caciopar há tantos anos propõe é o caminho para dias melhores a todos. O deputado federal Nelson Padovani fez um relato de suas ações como parlamentar e se disse otimista quanto à possibilidade de reabertura da Estrada do Colono.

**22ª convenção da Faciap e campanha pela duplicação**
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Rainer Zielasko, fez durante a plenária da Caciopar, em Medianeira, o lançamento da 22ª Convenção Anual da Faciap. Neste ano, ela será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. O foco dos trabalhos será Associativismo, a força do Paraná.
Rainer informou sobre a programação, que terá palestras, workshops e reuniões de conselhos da mulher e do jovem empreendedor. A expectativa é reunir mais de 1,4 mil empresários de todas as regiões do Paraná. Um dos temas especiais será o SPC, que desde o início do ano opera com nova base no interior. Em poucos dias, segundo Rainer, ele vai chegar a 700 mil consultas por mês e bater em um milhão até o fim do ano.
BR-277
Os diretores da Caciopar, Rosemeri Petzold e Khaled Nakka, fizeram durante a plenária a apresentação do material publicitário de uma nova etapa da campanha pela duplicação da BR-277. O tema é: Duplicação já! Agora, de Matelândia a Cascavel. Dez outdoors foram instalados às margens da rodovia e cobram agilidade em uma obra que é reivindicada há duas décadas. O lançamento oficial será no dia 28 de agosto, às 8h30, entre Cascavel e Santa Tereza do Oeste e entre Céu Azul e Matelândia.

2web banner 550x250px
Sem nome %28550 x 250 mm%29