Um dos organizadores, Paulo Henrique Inácio, explica que a ideia de realizar o curso de oratória surgiu a partir de comentários de diversos acadêmicos. Alguns relataram das dificuldades em apresentar trabalhos - oralmente - em sala de aula e, por isso, o DCE decidiu buscar parcerias para realizaro o Encontro. “Nós, engenheiros, além de elaborarmos projetos devemos apresentá-los e é preciso manter uma boa comunicação com o público”.
Inácio acrescenta que outrou objetivo do Encontro é aumentar o número de formadores de opinião visto que o movimento estudantil está crescendo nos últimos tempos. “Aprimorar a comunicação é sempre importante em qualquer momento”.
Temas
Na programação, os temas que serão abordados no encontro são: a origem da oratória; persuasão, argumento e procedimento argumentativo; adquirir estratégias para convencer públicos difíceis; criar empatia e simpatia em situações embaraçosas; desenvolver habilidade de liderar e a importância da fluência verbal no ambiente profissional.
Os participantes também vão adquirir novos conhecimentos sobre: comunicação verbal e não verbal; controle do medo e da ansiedade no momento de falar em público; controle da voz e da gesticulação; variações linguísticas e adequação da linguagem ao público-alvo; a importância de um bom nível informacional em exposições orais; os gêneros entrevista, debate, palestra e seminário; preparação do discurso: o improviso, o discurso preparado, o discurso lido e o discurso com roteiro; planejamento e execução do discurso e uso correto do microfone e dos recursos audiovisuais.
Profissionais
O instrutor de oratória do Senac, João Carlos Klein, de Marechal Cândido Rondon, será o responsável por repassar as informações dos temas já citados. O evento também vai contar com um grupo de teatro que será responsável por passa técnicas de expressão corporal.
Inscrições
As inscrições encerram, nesta segunda-feira (20) e, podem ser feitas no DCE ou nas coordenações de Engenharia de Pesca e de Secretariado Executivo.
EDUCAÇÃO
Encontro de Oratória busca aperfeiçoar comunicação de acadêmicos e docentes da Unioeste
As pessoas – em sua maioria - buscam aprimorar-se na oratória quando necessitam fazer uma apresentação em público, seja na faculdade ou no trabalho, entre outros locais. Atualmente, a oratória passou a ser uma exigência do mercado de trabalho, que procura por profissionais mais versáteis. Diante disso, buscando ensinar acadêmicos e docentes a apresentarem-se com segurança e confiança, o centro acadêmico do curso de engenharia de pesca em parceria com o de secretariado executivo e o DCE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, promovem o Encontro de Oratória. O evento acontece nos dias 1 e 2 de setembro na Universidade. As inscrições são encerradas nesta segunda-feira, dia 20 de agosto.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados