“Durante a Semana será oportunizado ao público momentos importantes na área de cultura, arte e lazer, proporcionando uma integração entre as escolas e a comunidade”, afirmou o chefe do Núcleo de Educação, Léo Inácio. Segundo ele, esses momentos eram organizados em cada escola de maneira individual, mas com a Semana será possível dar mais visibilidade ao trabalho realizado nas instituições de ensino. “Isso aliado a realização da fase final dos Jogos Escolares, onde contamos com mais de 4 mil visitantes na cidade”, completou.
O Coordenador Estadual da Semana de Integração Escola/Comunidade, Aluísio da Rosa, disse que o Núcleo de Toledo foi pioneiro na realização do evento. “Essa ideia surgiu no ano passado, no sentido de estender aos demais alunos, professores e comunidade escolar a oportunidade de participar de momentos culturais e educacionais, aliado aos Jogos Escolares do Paraná”, destacou.
Após a abertura oficial, a platéia que lotou o Teatro Municipal, prestigiou as apresentações de música, teatro e dança dos alunos das escolas e colégios estaduais, em uma Mostra Cultural, que se estendeu também para o período da tarde.
A programação do primeiro dia da Semana de Integração Escola / Comunidade incluiu ainda outros três grandes eventos. Em Novo Sobradinho foi realizada a 4ª etapa do Campeonato das Escolas do Campo de Toledo, nas modalidades de futsal e xadrez, com a participação de oito escolas do interior.
Já no Jardim Coopagro, os alunos do Colégio Estadual Novo Horizonte participaram do evento “Um Dia Com Helena Kolody”, realizado no Centro da Juventude. O evento previu exposição de ilustrações dos alunos, declamação de poesias, a exibição da peça “Quase um conto de natal”, do grupo de teatro “Perdidos no Palco”, e para coroar, uma sessão de cinema.
Outro evento que movimentou o primeiro dia da Semana de Integração, foi a 1ª Edição da MOCCA – Mostra Cultural da Cidade Alta. Realizada no Centro Cultural Ondy Niederauer, a mostra acontece nesta segunda (20) e terça-feira (21), nos períodos vespertino e noturno, reunindo outros sete colégios de Toledo, localizados na região conhecida como Cidade Alta. Com entrada franca, o evento está com os ingressos quase esgotados.
“Essa mostra é a oportunidade das escolas e alunos mostrarem seus talentos e socializarem seu trabalho para um número maior de pessoas. Porque as apresentações dos alunos ficavam apenas na escola, e se apresentando em um local diferente para um público diferente eles se sentem mais motivados e valorizados”, opinou a diretora auxiliar do Colégio Estadual Jardim Europa, Sandra Elisete Cassola. Além do Colégio Estadual Jardim Europa, participam da MOCCA os Colégios Estaduais: Attílio Fontana; Ayrton Senna; Jardim Maracanã; Antônio José Reis; Germano Rhoden e Esperança Favaretto Covatti.
Programação
A MOCCA continua nesta terça-feira (21), das 14h às 17h30 e das 19h30 às 22h30. Além da Mostra, está previsto para o segundo dia da Semana de Integração Escola/Comunidade, a Rua da Integração e Cultura, onde o Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego irá fechar a Rua Almirante Barroso, para a realização de oficinas e apresentações de palco. Já no distrito de Vila Nova, o Colégio Estadual João Arnaldo Ritt, realiza sua Gincana do Estudante. Por fim, às 19h, o distrito de Novo Sarandi recebe o Festival de Talentos Locais.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
NRE Toledo inicia a Semana de Integração Escola/Comunidade
O Núcleo Regional de Educação de Toledo deu início nesta segunda-feira, 20, à Semana de Integração Escola / Comunidade. A programação da Semana prevê uma série de atividades, em diversos locais, envolvendo as 31 instituições da Rede Estadual de Ensino do município de Toledo. A abertura oficial da Semana de Integração aconteceu, no Teatro Municipal, com a presença do chefe do NRE, Léo Inácio Anschau, do Coordenador Estadual da Semana, Aluísio da Rosa, e da Coordenadora Regional, Aline Fernanda Cassel, além de pais, alunos, professores, e demais organizadores do evento.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade