Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Apesar do projeto de reajuste começa a tramitar na Alep, professores da Unioeste iniciam greve nesta terça-feira

Docentes de sete universidades estaduais paranaenses cobram a aprovação da Assembleia Legislativa do projeto que garante reajuste de 31,73%, referente à equiparação do piso salarial do professor ao quadro técnico-adminsitrativo de ensino superior. O governo deveria ter encaminhado o projeto no dia 1º de maio, no entanto, isto somente aconteceu na semana passada. Por sua vez, a categoria decidiu entrar em greve por não acreditar no cumprimento do acordo ainda neste ano. Nesta terça-feira (21) as estaduais Oeste do Paraná (Unioeste) e Maringá (UEM) paralisam as atividades. Na quinta-feira (23) a Univesidade do Centro-Oeste (Unicentro) e as de Londrina e do Norte do Paraná (Uenp) no próximo dia 3. Na sexta-feira (17), a Universidade de Ponta Grossa decidiu paralisar as atividades.

20/08/2012 - 17:34


O texto do projeto nº 419/2012 foi lido nesta segunda-feira (20) na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nesta terça-feira (21), o assunto segue na pauta da sessão do Legislativo. O passo seguinte é a análise e votação da matéria pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A mensagem – encaminhada pelo Governador Beto Richa – propõe o reajuste de 31,73% para os docentes de universidade estaduais. A reposição será realizada em quatro etapas, com percentual de 7,14% cada uma. Por sua vez, o pagamento começa a ser feito a partir de outubro. As demais reposições serão realizadas anualmente, sempre no mês de outubro.
Desde a última sexta-feira (17), os reitores das IEES realizam contato com os deputados de cada região, buscando apoio dos parlamentares na tramitação e aprovação com urgência do Projeto de Lei.
Nesta segunda-feira, a direção da APIESP, acompanhada dos Reitores de Universidades e Diretores das Faculdades, está em Curitiba, para confirmar a tramitação da mensagem em Regime de Urgência naquela casa de Leis. O integrante do comando estadual de greve eleito em assembleia, o professor Antônio Bosi, disse que o líder do governo, deputado Ademar Traiano, garantiu que o projeto deve ser aprovado até esta quarta-feira (22). “Nós – universidades – assumimos o compromisso de suspender a greve assim que o projeto foi aprovado e sancionado pelo governador. Hoje assumimos o compromisso de chamar a assembleia tão logo o projeto esteja aprovado e sancionado. Não temos interesse em prolongar a greve, mas estamos lutando pelos nossos direitos”.
Paralisação
O integrante do comando de greve, Luiz Fernando Reis, afirma que nesta terça-feira (21), os docentes da Unioeste paralisam as atividades sem data para encerrá-las. Hoje, os professores se reuniram a indicaram algumas atividades- consideradas essenciais – como, docentes que atuam em clínicas e possuem atendimentos agendados pelos pacientes; semanas acadêmicas previamente agendadas; banca de defesa de dissertação ou tese; alunos que encerram estágio nos próximos dias. “Os docentes somente retomarão sua atividades quando o projeto de lei for aprovado e sancionado. Nós queremos ter a garantia que até o dia 31 de outubro receberemos todos os reajustes. Só iremos encerrar a greve quando a nossa reivindicação for atendida”.
A greve poderá ser encerrada nesta quinta-feira (23) com a aprovação dos professores durante a próxima assembleia.

 

Com informações da assessoria

Sem nome %28550 x 250 mm%29
Casa de noticias 550x250p